As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Discurso de formatura para meus afilhados do Colégio Impulso / Dezembro - 2016

Direção do Colégio Impulso,
Colegas professores e funcionários,
Amigos e familiares dos formandos,
Formandos do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Eis que nos encontramos aqui para pintar com as tintas da paleta da emoção pura as últimas cenas dessa etapa da vida de vocês conhecida como “Ensino Médio”. Essas mesmas tintas servirão também para pintar o final da etapa da adolescência – montanha-russa de sentimentos conflitantes – e o início do que se convencionou chamar de “vida de adulto” – etapa de decisões certeiras e irrevogáveis.
Só que não! Os sentimentos conflitantes acompanharão vocês em todos os dias da vida adulta e as decisões certeiras e irrevogáveis se mostrarão muito mais frágeis do que se possa imaginar.
Não há certezas. Não há fórmulas mágicas. Não há gurus a postos em cada esquina a nos dar conselhos sensacionais sobre a vida e o viver.
Há apenas três coisas, e se ainda tenho o direito de ensinar-lhes algo, gostaria que considerassem como importante.
A primeira e mais fundamental se chama VIDA. Essa merece ser enaltecida e valorizada em todos os momentos, principalmente naqueles mais difíceis e sombrios. Nada existe como estar vivo. Chorar hoje mas com a perspectiva de poder sorrir amanhã, depois de amanhã ou sei lá quando. A nossa VIDA é nosso maior bem e o maior de bem de muitos que verdadeiramente se importam conosco.
A segunda se chama ÉTICA. Façam sempre aquilo que seus sentimentos mais profundos lhes indicam como o correto. Não prejudiquem ninguém. Não fomentem a desunião. Não se vendam por preço algum. Não almejem o ilusório e insustentável caminho do mais fácil. 
A terceira se chama AMOR. Amem sempre. Comecem por amar a si mesmos. Entendam que ninguém é mais importante que vocês mesmos. Amem-se para poder amar na máxima dimensão todos os que merecem o amor de vocês. E são muitos. E serão amados de muitas formas, mas sempre com toda a força que as cordas dos seus corações suportarem. 
Sejam muitos felizes, meus afilhados. Sejam VIDA a pulsar em todos os caminhos que trilharem. Sejam ÉTICA até nas decisões mais simples. Sejam AMOR num mundo cada vez mais dividido e raivoso. Só assim poderemos construir o futuro que sonhamos. 
Fiquem bem na fé de cada um. 
Eu, na minha fé, rogo ao Grande Arquiteto do Universo que lhes mostre sempre a luz verdadeira.

Obrigado a todos vocês!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.