As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 29 de agosto de 2015

POR QUE APOIAR O DEMOCRATA FUTEBOL CLUBE?

Alguns amigos me perguntaram se eu tinha deixado de ser corinthiano e me tornado democratense por causa de uma publicação no Facebook. Não, não foi isso. Ser corinthiano foi uma opção de um menino de 14 anos de idade e que foi feita com a solene promessa de nunca se entristecer por causa de futebol (naquela época o Corinthians estava há 23 anos sem ganhar um caneco sequer).
Torcer pelo Democrata F.C. é uma forma que temos também de torcer pela nossa cidade, pelos nossos valores. Acho que todos os times da cidade merecem essa força, especialmente esses que são mais tradicionais, que já arrastaram muita gente pela rua.
Considero também uma forma de enxergar a cidade como não sendo apenas o lado político da mesma, mas também o lado lúdico, o lado alegre, inusitado. Muitas cidades, muito menores que Sete Lagoas, têm absoluto orgulho de seus times... precisamos recuperar isso... recuperar esse orgulho de ser, antes de tudo, sete-lagoano.
E olha só que bacana, os Alligators (nosso Rugby Team de Sete Lagoas), quase uma criança em termos da história do esporte da nossa cidade, associou seu nome ao do Democrata numa forma que é uma homenagem interdesportiva. E os Alligators também estão nas ruas e vias digitais convocando todos a torcer por outro time, outro esporte. Despreendimento puro.
Torcer pelo Democrata também é entender que não estamos falando apenas de um time de futebol. São pessoas, são profissionais, são empregos, são vidas que giram em torno de um bola que rola, quica e morre no fundo das redes... ou não. 
Todos os times precisam de recursos para que se mantenham competitivos e esses recursos estão cada vez mais escassos. Veja bem, se você é autônomo pode trabalhar umas horas a mais para melhorar sua renda. Uma empresa comum pode cortar certos custos e até enxugar muito seu quadro de funcionários. Um time de futebol não pode jogar mais do que a tabela que é imposta a ele, nem pode cortar seus jogadores e ir a campo só com meia dúzia. E muitas vezes, o recurso que precisam nem é o do ingresso... é o burburinho da movimentação nos estádios... casa cheia... patrocinadores satisfeitos com a visibilidade do seu investimento.


Amanhã (30 de agosto) tem DEMOCRATA X FORMIGA, na Arena do Jacaré! 10 horas da manhã. Ingressos com valor promocional de R$ 10,00. Mulheres e crianças até 12 anos não pagam.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FURA-OLHO ATACA NA COLETA SELETIVA

Amigos,
vejam os depoimentos de duas amigas no Facebook. Não é para indignar-se?
"Já há bastante tempo eu venho separando, com cuidado e carinho, a cada semana, muitos materiais recicláveis para o caminhão da coleta seletiva que passa no meu bairro todas as manhãs de segundas feiras. Mas hoje eu presenciei algo inacreditável: uma caminhonete tipo Pampa cinza, cujo motorista parava em cada lixeira, recolhendo todo o lixo que deixamos nos passeios, destinado ao caminhão de coleta, que logo depois passou. Claro, já não havia mais nada para eles recolherem. Os funcionários do caminhão chegaram a comentar que não virão mais buscar, porque eles não têm mais conseguido levar nada! Estou indignada, se contar ninguém acredita! O cara já conhece os percursos e os dias certos, chega antes e recolhe o lixo que poderia beneficiar inúmeras famílias que vivem disso na cooperativa.... Meu Deus! Onde vamos parar com todo o oportunismo, mau caratismo e ganância das pessoas? Roubam o ganha pão de quem praticamente não tem nada... A cada dia me torno mais descrente dos seres "humanos".... É o fim, do fim, do fim da picada!!!!" J.V.
"Isso aconteceu na minha rua, vigiei e retirei os materiais separados da porta e fiquei vigiando o caminhão da coleta chegar e combinei deles buzinarem e levamos p fora, também fiquei indignada J., mas na minha rua foi uma caminhonete maior....então são vários..." V.J.
Complicado demais!!! Que tem muito picareta roubando o serviço ou o comércio dos outros eu sei que está cheio aqui em Sete Lagoas, mas picareta roubando lixo é meio muito, né?

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

REMOÇÃO DE PARASITAS É URGENTE

Não bastasse a crise hídrica que estamos enfrentando (é gente, não passou ainda não!) e vemos as árvores sendo literalmente sugadas por um agravo extra. Trata-se das plantas parasitas que insistem em permanecer em nossa cidade. A sua remoção precisa ser feita. No caso do cipó-chumbo, o primeiro passo é acabar com as tais bordaduras de pingo de ouro nas praças. Em algumas delas, a contaminação por cipó-chumbo é enorme e é local de dispersão do parasita para outras plantas. A praça em torno do Museu do Ferroviário é o principal exemplo dessa contaminação. Tudo indica que esses parasitas reinfestaram nossa cidade a partir dali, em mudas contaminadas que foram adquiridas sem critério, anos atrás, quando foi inaugurado o museu.
O outro problema é a erva-de-passarinho, quase uma constante em nossas árvores da arborização pública. Alguns casos são tão grosseiros que fica até difícil descobrir qual a espécie da árvore que foi contaminada.

Erva-de-passarinho em Calistemo na Lagoa do Cercadinho.
Cipó-chumbo em pingo-de-ouro na Praça da Prefeitura (Praça Rio Branco).
Vamos lá, gente! Mãos à obra!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

RANKING DAS ESCOLAS DE SETE LAGOAS NO ENEM 2014

Resultados foram divulgados há pouco pelo MEC. A tabela abaixo pode conter erros, mas em linhas gerais parece que o resultado é esse mesmo. Colégio Impulso continua em primeiro lugar na cidade, seguido de perto pelo Colégio Caetano, em terceiro o Colégio Laís Farnetti.

Atenção: lembramos que o ranking abaixo é o que avalia a participação de todos os alunos das turmas do Terceiro Ano do Ensino Médio. Existem outros rankings que trabalham com o fatiamento da turma, ou seja, com apenas uma parcela dos alunos. Não consideramos que um ranking fatiado expresse adequadamente o desempenho das escolas na prova do ENEM. Um ranking fatiado é semelhante àquela situação onde uma escola cria um novo CNPJ e coloca ali seus melhores alunos para melhorar artificialmente seu desempenho e mostrar uma falsa imagem da situação.