As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Algas carófitas e lagoa da Boa Vista

Recebi algumas imagens da Lagoa da Boa Vista hoje. As imagens foram feitas pelo Darlan César. Ali, a preocupação de sempre, a presença de poluentes sobrenadando na água da lagoa, além de um bocado de lixo lá dentro. Também o baixo nível da água me preocupou, pois ainda temos pelo menos dois meses de seca pela frente.
Mas no bojo disso tudo, uma notícia boa. Darlan fotografou algas carófitas (Chara sp.) no fundo da lagoa. Como foi possível fotografar o fundo da lagoa? Justamente porque as carófitas ajudam a fixar o sedimento no fundo, não deixando que ele se espalhe na água e deixando a água bem transparente. Isso é muito bom pois evita que os fenômenos de eutrofização voltem a acontecer na lagoa.


Algas Chara sp. no fundo da Lagoa da Boa Vista. Fotos: Darlan César.
As carófitas também estavam presentes no fundo da Lagoa da Catarina, com a reforma devem ter se perdido, mas o encontro delas novamente na Boa Vista mostra que esporos podem também ter ficado por lá e que elas voltem. Observem a transparência da água da Lagoa da Catarina, antes da reforma, mas infelizmente com um nível muito baixo de água.

Chara sp. na Lagoa da Catarina, antes da reforma. Foto: Ramon Lamar
A Lagoa Paulino bem que poderia ter essas algas que ajudam a fixar os sedimentos no fundo, mas as carpas colocadas lá não permitem mesmo. Elas se alimentam vigorosamente da vegetação enraizada do fundo, colaborando por esse mecanismo (além de outros) para a eutrofização da Lagoa Paulino. Escrevi sobre isso AQUI, vale a pena dar uma lida.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.