As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Você sabia que, embora sejam muitas vezes usados como sinônimos, os termos urgência e emergência não significam a mesma coisa?

EMERGÊNCIA é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito. 

URGÊNCIA é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais. 

PROTOCOLO DE MANCHESTER utiliza a metodologia de classificação de risco onde o profissional enfermeiro define a queixa ou o motivo que levou o usuário a procurar o serviço de urgência de acordo com seus sinais e sintomas, estabelecendo assim uma prioridade clínica dentro das especialidades oferecidas pela instituição. 

O protocolo abrange quase todas as situações apresentadas nos serviços de urgência. Tais situações enquadram-se de forma geral nas categorias:

· Doença clínica
· Lesão 
· Criança
· Alteração de comportamento 
· Trauma

O Protocolo de Manchester classifica os pacientes nas seguintes cores: 

VERMELHO: Emergência – O paciente precisa de atendimento imediato, pois existe risco de morte.

AMARELO: Urgência – O paciente precisa de atendimento rápido, mas ele não é considerado de emergência e pode aguardar o atendimento dos casos mais graves.

VERDE: Pouco urgente - É o caso menos grave, de pacientes que precisam de atendimento médico, mas poderiam ser assistidos nas unidades de saúde.

AZUL: Não urgente - É o caso de menor complexidade e sem ligação com problemas recentes. Preferencialmente, deve ser acompanhado nas unidades de saúde.


Prefeitura de Sete Lagoas/ASCOM Saúde – Natália Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.