As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DOAÇÃO DE SANGUE

Após um grave acidente automobilístico, Joaquim Moreira está vivo graças a aproximadamente vinte litros de sangue que recebeu. Isso só foi possível porque Viviane, Bruno, assim como Ana Letícia comparecem frequentemente ao Hemominas de Sete Lagoas para doar sangue e, consequentemente, salvar várias vidas. Antenada à respeitável causa, a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde mobiliza a população quanto à importância da doação de sangue, que é um ato voluntário e que salva vidas, além de ser seguro e prático. 
ORIENTAÇÕES
Quem doa uma vez não é obrigado a se tornar um doador assíduo, porém é importante que se torne. Para doar sangue, é necessário passar por uma orientação e ser apto de alguns requisitos, são eles:
- Sentir-se bem com a saúde;
- Apresentar documento de identificação com foto (válido em todo território nacional);
- Ter entre 16 e 67 anos de idade (lembrando que os jovens de 16 e 17 anos de idade só poderão doar acompanhados do responsável ou com autorização por escrito reconhecido em cartório. O modelo se encontra no site: www.hemominas.mg.gov.br);
- Pesar mais de 50 kg.

São necessárias também algumas orientação sobre o dia da doação:
- Nunca ir doar sangue em jejum;
- Fazer um repouso de no mínimo 5 horas na noite anterior da doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes;
- Evitar alimentos gordurosos 3 horas antecedentes;
- Evitar atividades que forcem as articulações.

QUEM NÃO PODE DOAR
Vale lembrar que algumas pessoas não podem doar, por isso é feito o exame antes da coleta, para informar quem é apto á doação. Pessoas que apresentem algumas das situações abaixo, não podem doar: 
- Quem teve diagnostico de hepatite após os 11 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doenças de Chagas;
- Usuário de drogas;
- Pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing em locais não avaliados pela vigilância nos últimos 12 meses.

Após a doação, as pessoas recebem um lanche e são instruídas ao bem estar. “A primeira vez que eu vim doar, foi uma prima quem me trouxe. Tomei a ideia como importante e hoje estou me cadastrando para doadora de medula óssea, espero que eu seja compatível com alguém, e consiga doar até os meus 54 anos”, ressalta a doadora Viviane Figueiredo de 25 anos.

SANGUE DOADO
O sangue doado é separado em seus hemoderivados como hemácias, plaquetas e plasma, sendo possível beneficiar mais de um paciente com apenas uma coleta. O sangue é distribuído aos hospitais para servir casos de emergências e outras pessoas internadas. 

ONDE DOAR
O horário para doação de sangue no Hemominas é de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 12h30. O Hemominas fica na Avenida Dr. Renato Azeredo, nº 3170.

Se você esta regular com os dizeres acima: Doe Sangue, Doe Vida! Isso é muito importante.

Prefeitura de Sete Lagoas/ ASCOM Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.