As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 20 de abril de 2014

A PLACENTA

Gente, eu não sabia que tantas pessoas tinham dúvidas sobre a formação e a posição da placenta. Começou com meia dúzia de alunas acreditando que a placenta envolvia totalmente o feto... depois fui interrogando outras pessoas e vi que a ideia errada era bastante generalizada.
Então vamos esclarecer, a placenta tem, em geral, a forma de um disco que cresce a partir do local onde o embrião se implanta no útero. Nessa fase minúscula, o revestimento externo do embrião (trofoblasto) invade a parede uterina (endométrio) emitindo projeções e dando origem ao córion (que envolve toda a área embrionária) e a placenta (apenas na região em que o embrião se fixa no útero.
Espero que as imagens abaixo ajudem a entender o processo:

Início da implantação do embrião e formação da placenta e córion. (Fonte: modificado de www.infoescola.com)
A relação do feto com o cordão umbilical e a placenta. Observe também o córion e o âmnio que se fundem formando a membrana corioamniótica (a popular "bolsa-das-águas"). Na verdade é esse "saco" que envolve o embrião, e não a placenta. (Fonte: www.conteudobio.wordpress.com)
Posição normal da placenta, descolamento prematuro da placenta e placenta posicionada junto ao colo uterino (placenta prévia). A placenta prévia impede o parto normal, devendo ser feita uma cesariana. (Fonte: www.coisasdemarissa.blogspot.com)
A placenta humana madura tem a forma aproximada de um disco, medindo cerca de 20 centímetros de diâmetro. A placenta é expelida após o parto normal e removida pelo médico na cesariana. (Fonte da imagem: www.bruno89.wordpress.com)
Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.