As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 30 de abril de 2013

Já que é para jogar, vamos ao jogo: Petição Pública pela Manutenção e Reforma do Ginásio Coberto Dr. Márcio Paulino

Leiam, assinem e compartilhem!
Lembrem-se de confirmar a assinatura no e-mail indicado.



Petição criada por: Ramon Lamar de Oliveira Junior

AINDA O GINÁSIO COBERTO: VÍDEO COM ENTREVISTAS IMPORTANTES

Sobre a importância da PRAÇA DE ESPORTES e do GINÁSIO COBERTO (que dela fazia parte), não deixe de assistir, recomendar e compartilhar os vídeos seguintes. Os vídeos foram feitos por alunos do Sétimo Período de Comunicação da Faculdade Promove, Sete Lagoas.
Esta aí uma ótima sugestão para professores mostrarem em sala de aula, especialmente os professores de Educação Física e outros ligados à questão da importância dos esportes e do bom cultivo da saúde.

Texto que acompanha os vídeos:
Descaso total com o esporte em Sete Lagoas. Não estou falando de futebol, pois esse vai bem obrigado. Sete Lagoas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Grande pólo industrial, localizado a 70 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade possui cerca de 225.000 habitantes, e se destaca pelo seu desenvolvimento ascendente. 
Mesmo com tudo isso temos que nos perguntar o porque tão bela cidade, possui tantas memoráveis autoridades do esporte insatisfeitas.
Façamos desse vídeo um abaixo assinado. Vote nele, comente, envie a outras pessoas. Vamos "cutucar" o máximo de "cabeções" possível.
Fazendo isso, certamente colocaremos o nome de Sete Lagoas novamente no cenário esportivo nacional, que é de onde nunca deveria ter saído.
Parte 1 - 14 minutos

Parte 2 - 13 minutos

Postado no Youtube por Daniel Moreira Magalhães

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ainda intrigado com o nível da água da Lagoa Grande...

Será que alguém do parapente ou dos aeromodelos poderia fazer uma imagem aérea da Lagoa Grande, agora que estamos logo depois da estação das chuvas... e enviar aqui para o blog?

Junho de 2005 (Google Earth), agora - em abril - esse canal estava sequinho. Na última foto dá para perceber que entre ele e a lagoa só tem pasto!
Agosto de 2011 (Google Earth)
Abril de 2013 (Foto: Ramon L. O. Junior)
Ramon Lamar de Oliveira Junior

A novela do piso da Praça Alexandre Lanza... últimos capítulos (espero!).

Depois de demorar mais de um mês para assentar a calçada portuguesa, o pessoal descobriu que faltou passar uma fiação ou coisa do gênero. Aí... rasga a calçada! Quero ver o remendo como vai ficar... (uma pequena provocação para animar o pessoal a caprichar no remendo!).

Já estava escuro e eu estava só com o celular. Mas está aí a "prova do crime". Felizmente podaram a tipuana para aliviar o peso, como eu havia sugerido AQUI no blog. Amanhã vou tentar fazer uma foto mostrando a poda.
Ramon Lamar de Oliveira Junior

Céu de outono em Sete Lagoas (29 de abril de 2013)... e lua.

Infelizmente eu não estava com o filtro que "tira prédios" e a única câmera disponível era a do celular... mas eu acho que serve para dar uma ideia...


Para aproveitar a postagem, a lua na mesma noite:


Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

domingo, 28 de abril de 2013

Programação da Festa de Santa Helena e Santa Cruz

28/04 (domingo) – Abertura das Festividades
6h – Alvorada Festiva com repique de sino e queima de fogos (alto da Serra)
6h30 – Terço: Turma da amizade.
7h30 – Santa Missa presidida pelo Monsenhor Carlos Roberto Moreira dos Santos – pároco de São Pedro (animação: Comunidade de São Pedro).
9h – Apresentação da Guarda de Congo do Casarão.

29/04 (segunda-feira)
19h - Terço.
19h30 – Santa Missa presidida pelo Pe. Hélio de Oliveira Filho – Reitor do Seminário São Pio X (animação: Comunidade de N. Sra. de Fátima).

30/04 (terça-feira)
19h– Terço – Grupo Terço dos Homens.
19h30 – Santa Missa Sertaneja presidida pelo Pe. Gilson da Piedade Mendes – pároco de N. Sra do Carmo – Paraopeba. (animação: Equipe Sertaneja).

01/05 (quarta-feira)
19h - Terço.
19h30 – Santa Missa presidida pelo Pe. Gilermo – pároco de Santo Antônio - Caetanópolis (animação: Comunidade de N. Sra. Da Conceição – Barreiro).

02/05 (quinta-feira)
19h - Terço.
19h30 – Santa Missa presidida pelo Pe. Israel Alves Cardoso – pároco de Santo Antônio em Prudente de Morais (animação: Comunidade de Santo Antônio – Prudente de Morais)
03/05 (sexta-feira).
19h - Terço.
19h30 – Santa Missa presidida pelo Pe. Antônio Geraldo Alves – SSS Sociedade do Santíssimo Sacramento – Santuário de Adoração. (animação: Comunidade do Santuário de Adoração).

04/05 (sábado) – Missa Tradicional e Levantamento da Bandeira.
17h30 – Manifestação Religioso-cultural das Guardas de Congo e Moçambique com a bandeira de Santa Helena, rumo à Capela de Santa Helena – saindo da Praça Tiradentes, no átrio do Casarão.
18h – Terço dos homens.
18h30 – Santa Missa presidida pelo Pe. Afonso Moreira – pároco de São Pedro (animação: Comunidade de Sant’Ana e São Joaquim , Coral Ressurreição).

05/05 (domingo) - Festa em Louvor a Santa Cruz de Cristo e Santa Helena.
6h – Alvorada Festiva com repique de sino e queima de fogos (alto da Serra).
6h30 – Terço: Grupo Luz Divina.


Com informações ASCOM Prefeitura e Secretaria de Cultura.

Socó alimentando-se na Lagoa Paulino

"O pulso, ainda pulsa..."


Essa foto foi relâmpago. Na hora que vi, o socó estava com a tilápia atravessada no bico, no instante seguinte (a conta de ligar a câmera), o peixe já estava alinhado pra descer. Na segunda foto, no papo!

Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

MUTIRÃO CIDADANIA: Serra de Santa Helena

Muito providencial a limpeza da Serra de Santa Helena antes de começar pra valer as celebrações por lá. Infelizmente, creio que se voltarmos em 10 dias vamos encontrar muito mais lixo (espero que não e que tenha servido de exemplo). Contamos com os organizadores da festa para falar bastante ao microfone para que lixo não seja jogado na serra. Gostei de ver as placas de "PROIBIDO SOM AUTOMOTIVO"
Infelizmente, eu e meu cunhado Alexandre não estávamos com disponibilidade para cumprir toda a parte da programação. Ficamos cerca de duas horas apenas. O suficiente para juntar uns 6 sacos de lixo, principalmente garrafas. Nem todos os sacos aparecem nas fotos abaixo porque foram sendo colocados em pontos de coleta à medida que caminhávamos.

Aí foi por onde começamos, atrás da igreja. Só o saco azul é resultado do início de nossa coleta. Os outros já estavam lá. Bem próximo, há um verdadeiro "bota-fora" ou "lixão". Os moradores da área têm que observar isso. Não é porque está escondido que é para ficar sujo!
Vários sacos de lixo e caixeta com garrafas quebradas. Uma unanimidade na frente da Serra de Santa Helena. Ao entrar no mato, vira e mexe pisávamos em garrafas. Custa muito jogar no lixo ou, pelo menos, deixar em local fácil de ser coletado?
Ramon Lamar de Oliveira Junior

sábado, 27 de abril de 2013

Por que a Lagoa da Boa Vista está precisando ser revitalizada?

As imagens falam mais que mil palavras... imagens de hoje.







É importante lembrar que as pessoas que frequentam a Lagoa da Boa Vista, muitas delas, precisam passar por uma revitalização também. Quanto lixo lá dentro já tiramos e quanto mais lixo irá aparecer com o abaixamento do nível das águas.

Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Revitalização da Lagoa da Boa Vista (2)

Estive na Lagoa da Boa Vista para dar uma conferida na revitalização. Evidentemente, a obra começou pela calçada desbarrancada próxima ao antigo Restaurante Mirante.
Imagens abaixo e alguns comentários sobre a "comporta".




Comporta à esquerda e ladrão à direita. Está aí a comporta que foi capaz de baixar o nível da lagoa no máximo em 50 centímetros (considerando-se que a água esteja passando por cima do ladrão. O máximo que ela consegue fazer é isso. Como eu não tinha formas de fazer medições no local, parece que há um desnível em relação à tubulação do ladrão. Acho que, se quebrarem a parede da direita e escavarem um canal, será possível baixar o nível da lagoa em mais uns 25 centímetros, pelo que parece. Mas só a comporta não resolve, não seca a lagoa. Depois o período de seca pode "colaborar" e baixar mais a água, permitindo que as máquinas façam um desassoreamento mais próximo da margem e usem a própria terra para reconstituir o talude (claro que será preciso colocar as pedras).
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Maioridade Penal, a questão virou uma disputa política... infelizmente.

A ideia de redução da maioridade penal virou uma questão ideológica (ou mercadológica?), uma disputa entre PT e PSDB (e suas respectivas bases)? Ambos recrutam juristas, advogados, professores de Direito Penal... uma legião com conhecimento do assunto e com capacidade para debater o tema. Aliás, não sou eu, um biólogo, o mais indicado para tratar do tema. Mas como o blog vem seguindo uma tendência de ser também um pouco do repositório do que de mais importante vem acontecendo à nossa volta (concordemos ou não), me arrisco a escrever algumas linhas (mas principalmente compilar alguns dados).
A revista Carta Capital, alinhada às teses petistas, politiza mais ainda ao afirmar: "A violência aumenta porque au­mentou a miséria. Os anos 1990 foram os anos do festival do mercado: os pobres ficaram mais pobres e alguns ricos, nem todos, mais ricos.". Interessante é a revista citar os anos 1990 como "aumentadores da miséria e do crime" e não concluir que, sendo essa hipótese verdadeira, "os anos seguidos do comemorado avanço na redução da miséria dos governos petistas deveriam ter eliminado pelo menos um pouco dessa violência". Estamos observando justamente uma escalada da violência e dos crimes hediondos perpetrados por menores.
Bom, como ficamos então com a hipótese da revista Carta Capital? 
Já os dois recentes crimes ocorridos em São Paulo, que abalaram o Brasil inteiro - o assassinato da dentista Cinthya Magaly, queimada durante um assalto em São Bernardo do Campo (onde agora é imputado o incêndio a um menor de 15 anos) e do estudante Victor Hugo Deppman, assassinado em frente à sua casa por um menor às vésperas de completar 18 anos - prometem virar bandeiras em relação à questão. Por mais que acreditemos na existência e necessidade do perdão, é muito difícil a experiência de tentar se colocar como um dos familiares próximos das vítimas. Você perdoaria tais crimes e acataria sem mágoas no coração as consequências do arcabouço penal vigente relacionado a esses casos?
O governador tucano, Geraldo Alckmin, posicionou-se em relação ao ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) ao afirmar que o mesmo não dá resposta a crimes mais graves cometidos por adolescentes. Em sua interpretação "é inconcebível que quem tem 17 anos e 11 meses cometa crimes hediondos e não passe de três anos na Fundação Casa". Continuou considerando o ECA como sendo uma boa lei para proteger o direito da criança e do adolescente, mas que não dá respostas a crimes muitos reincidentes e crimes hediondo, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão mediante sequestro, estupro e estupro de vulnerável.
Pesquisa divulgada pela Secretaria de Opinião Pública do Senado, feita em outubro passado, dá conta que 89% dos brasileiros defendem a diminuição da maioridade penal no País. A pesquisa entrevistou 1.232 pessoas em 119 municípios e apontou divergências sobre a idade para a maioridade penal: 16% entendem que deva começar aos 12 anos; 18%, aos 14 anos, e 35%, aos 16. Ainda há uma parcela de 20% que acredita que indivíduos de qualquer idade podem ser presos. Apenas 7% concordam com a fixação dos 18 anos, vigente atualmente, como idade-limite para a maioridade penal.
Há projetos em tramitação antiga no Congresso Nacional para redução da maioridade penal não em todos os casos, mas nos casos de crimes considerados hediondos e repetitivos.
Esse assunto vai render bastante. 
Enquanto isso, aguardamos alguma ação efetiva que nos tire da condição de termos que ficar protegidos "atrás das grades".

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Deu no Sete Dias: revitalização da Lagoa da Boa Vista.

Para ler a notícia no SETE DIAS: clique AQUI
A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, já emitiu, no último dia 23 de abril, a ordem de serviço para início das obras de revitalização da Lagoa do Boa Vista. 
Com recursos no valor total de quase R$ 700 mil, com contrapartida do município de R$ 54 mil, a verba foi garantida por meio de emenda parlamentar do prefeito Márcio Reinaldo enquanto ainda ocupava o cargo de Deputado Federal. 
Conforme a secretaria de obras, “as obras deverão ficar prontas até o mês de novembro e serão um presente para Sete Lagoas, já que a lagoa está abandonada há muitos anos”, fazendo-se referência ao aniversário de Sete Lagoas, comemorado no dia 24 de novembro. 
Os serviços realizados em sete meses de obras preveem a demolição dos pisos das calçadas e substituição dos mesmos, abertura de parte dos meios-fios liberando passagem para cadeirantes, faixas de travessias elevadas, desobstrução das galerias pluviais e recomposição do pavimento das vias onde há depressão. A limpeza da lagoa também está prevista, inclusive com a reconstrução e contenção por meio de taludes. 
PARCERIA: Para a revitalização da Lagoa da Boa Vista, foi fechada uma parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a Brennand Cimentos. A empresa fará a doação ao município de bancos, lixeiras, alambrados e telas, além do material para reforma dos píeres da lagoa. 

COMENTÁRIO DO BLOG: Estaremos acompanhando a obra, passo a passo. É bom ver que o que tantas vezes foi relatado aqui no blog, finalmente começa a tomar corpo. Cumpre lembrar que há uma exigência do Ministério Público para se trocar todo o piso de ardósia, para o qual já havia uma verba destinada de 450 mil reais (espero que a mesma não tenha sido perdida). Cheguei a participar de reuniões na Secretaria de Meio Ambiente (junto com a Secretaria de Esportes, de Obras e de Cultura) e o projeto que havia na época para a troca da ardósia era lastimável: apenas um grande cimentão cinza, sem sequer um grafismo colorido (parece até que já estavam com o projeto do NOVO MINEIRÃO). O palco e o pórtico que circundam a praça da lagoa (onde é feita a feirinha) também precisam de um trato (haverá dinheiro para tanto?). A colocação de lonas plásticas no piso das barracas que trabalham com comida nas feirinhas é importante, já relatei ao prefeito e o mesmo concordou, solicitando que o Secretário de Meio Ambiente fizesse diligências nesse sentido (ou algum vereador, por favor faça o Projeto de Lei para essa obrigatoriedade, há informações sobre isso aqui no blog... se não achar, é só pedir os dados). Importante também é garantir a segurança e tranquilidade dos moradores e frequentadores da região. Sem uma presença efetiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal na área, ali não haverá o sossego desejado por todos (ou quase todos, né? pois os baderneiros estão adorando a ausência de policiamento mais ostensivo em toda cidade). A questão dos piers também é interessante. Melhor deixar só uns dois que funcionam do que aquele monte com defeito cuja manutenção é difícil.
Seguem-se imagens feitas em junho de 2011 para a tal reunião com a Secretaria de Meio Ambiente para tentar equacionar as diversas questões em relação à Lagoa da Boa Vista. Mais uma vez, lembro que todas essas ações de consultoria foram feitas DE GRAÇA, e o que recebemos de volta foi a não realização de obras e nosso tempo jogado fora. A maioria das fotos não precisa de comentários...





A mancha escura no chão é óleo usado para as frituras das barracas de comida.


O criadouro gigante de Aedes aegypti continua firme!
Um dia vão aprender que a vegetação adequada para locais sombreados é a vegetação de sub-bosque (calateias, marantas ou hera, por exemplo). Na moda "NOVO MINEIRÃO", o mais provável é "tocar cimento" em tudo e asfixiar as raízes das plantas; também há a opção de cortar as árvores todas. Vamos ver se há sensibilidade no pessoal que vai tocar o projeto.



Essa foto de agosto de 2011 e mostra que no nível de água mais baixo a comporta não consegue drenar a lagoa para que sejam feitas as obras de desassoreamento e conserto dos taludes (colocar máquinas dentro da lagoa). Portanto, a água deverá ser bombeada para a um melhor esgotamento. Poderiam pensar em fazer um canal para facilitar o processo no futuro (como há na Lagoa Paulino).
Comentários e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior
(Na torcida para ver a Lagoa da Boa Vista arrumada,
 segura e com um projeto de preservação para que
 futuros prefeitos não a abandonem novamente.)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mais um pedido de ajuda...

Não deixem de ler o PS, abaixo!

O Governo Federal (e o Estadual) diz que tudo são flores no Brasil e tudo são flores em Minas Gerais. O nosso prefeito, pelo menos, está vendo que nem tudo são flores em Sete Lagoas (como todos já sabiam). Com essa situação caótica, a ajuda aos necessitados tem diminuído cada vez mais. Então, temos que dar voz a pedidos vindos de pessoas e entidades sérias.
Quem me fez o pedido foi a amiga e colega Eliana Coutinho. Segue abaixo:

Foto: Olá  tenho 4986 amigos ...esse senhor que eu amo meu amigo esta privado de fazer o que mais gosta tocar seu piano,pintar quadros e fazer cerâmica por causa de catarata glaucoma e queda de pálpebras...precisamos urgente de 3200 reais para uma cirurgia que não podemos esperar pelo SUS pra que ele não fique cego ...ele se encontra na VILA VICENTINA rua floripes Guimarães cotta 684 B. santa cruz ao lado da lagoa cercadinho...Preciso creio que vcs podem doar 0,65 centavos
 Doações: Nesta conta (CAIXA ECONÔMICA Ag 0154 Op 013 conta 00153310-0 Jose Antonio de Souza) ou no ATELIÊ TONINHO TATTOOARTE ou KABUKI TATTOO (Av Antonio Olinto 645 sala 6 centro 86930873) ou na própria entidade asilo VILA VICENTINA ao lado da lagoa cercadinho, 3773 - 3740 eis o telefone da entidade... a conta dele não serve pra deposito e sim apenas pro beneficio... 
  

 www.facebook.com/vilavicentina.setelagoas?fref=tseis
"Queridos amigos, olha só, precisamos ajudar, eu conheço ele pessoalmente é um ser humano incrível e está nessa situação, repassando. (Mensagem da Eliana)"
"Olá, tenho 4986 amigos ...esse senhor, de nome JORGE CARLOS MOREIRA, que eu amo, meu amigo, está privado de fazer o que mais gosta: tocar seu piano, pintar quadros e fazer cerâmica por causa de catarata, glaucoma e queda de pálpebras. Precisamos urgente de 3200 reais para uma cirurgia que não podemos esperar pelo SUS pra que ele não fique cego. Ele se encontra na VILA VICENTINA rua Floripes Guimarães Cotta, 684 B. Santa Cruz, ao lado da Lagoa Cercadinho. Creio que vocês podem doar 0,65 centavos.
Doações: Nesta conta (CAIXA ECONÔMICA, Ag 0154, Op 013, conta 00153310-0 José Antônio de Souza) ou no ATELIÊ TONINHO TATTOOARTE ou KABUKI TATTOO (Av. Antônio Olinto, 645 - sala 6 - centro 8693-0873) ou na própria entidade Asilo VILA VICENTINA ao lado da Lagoa Cercadinho, 3773-3740 (eis o telefone da entidade). A conta dele não serve pra depósito e sim apenas pro benefício..."
Na dúvida, procurem a própria Vila Vicentina, mas não deixem de conferir essa situação.

PS.: Esta postagem está preparada desde mais cedo e agora não só consegui a confirmação dos dados como também a possibilidade do senhor Jorge conseguir a cirurgia de graça. Precisaremos apenas cobrir os custos da alimentação e transporte. Esses meus ex-alunos cada vez me comovem mais, participando das soluções para os problemas reais da nossa gente. Muitíssimo obrigado!!!

MINEIRÃO: A IDEIA, COMO FICOU, A COMPARAÇÃO E A SELEÇÃO

Projeto divulgado à época do início da reforma do Mineirão (inclusive com seus pontos cegos):

Fonte: http://blog.chicomaia.com.br/wp-content/uploads/2011/08/MINEINTERNODOALTO.jpg
Fonte: http://desenhar.arq.br

Como ficou (saem os desenhos coloridos e felizmente os pontos cegos, e entra a realidade):
Fonte: http://www.barbaradecoreventos.com/2012/12/novo-mineirao.html
A obra "concretizada", puro concreto. Fonte: http://www.uainoticias.com.br
Fonte: http://www.radioprogresso640.com.br

Outros estádios de Copas do Mundo das últimas copas:

Joannesburgo, 2010
Munique, 2006

E o evento teste do Mineirão:

Torcida mineira não é fácil de ser enganada. Não gostou, vaia mesmo! Fonte: www.uai.com.br
COMENTÁRIO: A fachada externa do Mineirão pouco ou quase nada mudou (continua seu cinza concreto... nem para dar uma corzinha - o problema teria sido qual cor usar para não desagradar as torcidas do Cruzeiro e do Atlético?). O acabamento interno ficou muito ruim, em alguns pontos é o velho concreto mal-acabado e aparente. A teoria era linda e colorida... na prática é cinza e sem árvores no entorno. Custo da obra, algo em torno de R$ 700.000.000,00. Lembrando que o Mineirão é uma reforma. Quanto à seleção brasileira, ela se apresentará no Mineirão durante a Copa de 2014 se chegar a primeiro lugar do seu grupo para disputar uma semi-final. Se, né? Porque depois do jogo de ontem... com tantas estrelas... um time que qualquer treinador gostaria de ter e 2x2 como Chile.

PS.: Tem mais gente que concorda comigo. Apesar dele não ser unanimidade... e quem é?
http://blogdojuca.uol.com.br/2013/03/o-acabamento-do-mineirao/

terça-feira, 23 de abril de 2013

Rios, lagos e lagoas... para o Minas Saúde.

Hoje, fui convidado a participar das gravações de um programa do Canal Minas Saúde. A indicação do meu nome foi de algum departamento da prefeitura municipal e aqui aproveito para agradecer a deferência. A gravação é para a produção de um program dentro do Projeto Sala de Espera, onde são produzidos documentários que são exibidos nas salas de espera das unidades de atendimento médico do Estado.
O objetivo da equipe era simples, uma definição de lagos, lagoas e rios para o entendimento do cidadão e colher algumas informações a respeito dos cuidados ao adentrar nesses locais para banho ou recreação.
Alongamos um pouco a pauta e levei a equipe para conhecer a Lagoa Paulino, a Lagoa José Félix (agradecimentos ao Clube Náutico, que franqueou a visita da equipe) e a Lagoa Grande. Seguindo estrada, fomos até o Rio das Velhas e a lagoa central de Jequitibá.
A equipe seguiu para Belo Horizonte para entrevistar um profissional que entende os riscos da natação nessas águas, provavelmente do Corpo de Bombeiros.
Imagens abaixo. Quando o programa estiver produzido, informo o link.

A Lagoa Grande, apresentando, mesmo em época de chuvas, um baixo nível das águas.
O Rio das Velhas, em Jequitibá...
... inclusive com detritos (garrafas, plásticos), mostrando o problema geral de poluição das águas.
A lagoa central da nossa simpática cidade vizinha, Jequitibá.
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

segunda-feira, 22 de abril de 2013

IMAGEM DO FUNDO DO BLOG

Espermiogênese (formação final do espermatozoide) no mandi-amarelo (Pimelodus maculatus). Imagem de microscopia eletrônica capturada durante meu trabalho de mestrado na UFMG.

Além da condensação nuclear e formação da peça intermediária (região de onde se origina o flagelo), observa-se que o espermatozoide dos peixes não possui acrossomo. Observa-se também, na parte inferior direita, um flagelo cortado transversalmente mostrando o arranjo 9+2 (nove duplas de microtúbulos e uma dupla central). Imagem: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Fotos do pós-atentado, em Boston (USA)

O blog está ficando internacional. 
Nosso correspondente internacional, Renato Andrade, estava nos Estados Unidos exatamente no período do atentado ocorrido na Maratona de Boston. Renato havia viajado para participar de um Congresso de Fisiologia na cidade de Boston, mas antes, afortunadamente, estava em New York.
No instante em que fiquei sabendo do atentado, tentei imediatamente entrar em contato com ele via e-mail. A resposta tranquilizadora só veio no final da noite, dizendo que ele estava na outra cidade e por lá tudo estava tranquilo. Só iria para Boston na quinta-feira (o atentado foi na segunda).
De quinta para sexta-feira foi "a confusão" em Boston, não bastasse a presença do presidente Obama, foi quando ocorreu a perseguição dos dois "suspeitos do atentado" na madrugada, a morte de um e a "caçada humana" para encontrar o outro. Transportes parados, comércio fechado, Renato relatou momentos de tensão.
As fotos abaixo foram tiradas no sábado (20 de abril, durante o dia) e as outras na noite de domingo (21 de abril). Interessante, nas primeiras fotos é a presença da polícia técnica no local, dias após o atentado; e nas fotos feitas à noite, as homenagens ao mortos e feridos.





 Fotos: Renato Ferreira de Andrade