As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

GUIA DE INSCRIÇÃO NO SISU (ATUALIZADO COM AS INFORMAÇÕES PARA O SISU 2014)

ATENÇÃO: Link para consulta das vagas disponíveis no SiSU => http://sisu.mec.gov.br/cursos

Link do MEC com tudo sobre o SiSU 2014, inclusive sobre como recuperar a senha do ENEM 2013: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#conhecendo

Baseando-se na última edição do ENEM/SiSU, segue-se uma listagem das etapas a serem seguidas.

Guia para inscrever-se no SiSU (Sistema de Seleção Unificada)

1) Primeiramente é liberado o resultado do ENEM para consulta individual utilizando-se o número de inscrição e a senha cadastrada. Não se preocupe, se você esqueceu a senha, há como recuperá-la no site www.enem.inep.gov.br.

2) Alguns dias depois do resultado do ENEM, o INEP/MEC abre o programa do SiSU por meio do site do programa (a ser divulgado).

3) Durante cerca de 5 dias (este ano será de 6 de janeiro de 2014 até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2014), o SiSU fica aberto para o candidato se inscrever com seus dados do ENEM, utilizando a mesma senha do ENEM (diferentemente de anos anteriores onde era criada uma nova senha). Neste processo, costuma ser necessário informar um e-mail válido para comunicação. Essa inscrição deve ser feita o quanto antes, preferencialmente no dia em que o sistema abrir.

4) O candidato se inscreve em duas opções (primeira e segunda opção), nas vagas ofertadas. 

Atenção: O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada seguinte, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada seguinte, à vaga que escolheu como primeira opção.
Assim, se na chamada seguinte o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
5) Nos dias seguintes, a cada dia, passam a ser divulgadas no sistema as “notas de corte”, baseadas nas notas dos candidatos que escolheram as opções. Todo dia as notas são atualizadas, mas apenas uma vez por dia. Daí o candidato precisa consultar como anda sua situação a cada dia. Estar “aprovado” em um dia não significa que estará aprovado no último dia (que é o que interessa). Esses são dias de tensão pois as notas flutuam, geralmente com tendência de alta, e devem ser acompanhadas com atenção.  Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

6) Durante os dias em que o SiSU está aberto, conforme suas notas, o candidato poderá mudar as opções de curso quantas vezes quiser, pesquisando aqueles cursos e instituições que tem interesse. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

7) Terminado o período, o sistema divulgará a lista de aprovados conforme as opções. Basta consultar o sistema para saber da situação, sendo que geralmente a mesma é informada por meio do e-mail fornecido.

8) Costuma haver uma rodada de confirmação de “lista de espera de vagas remanescentes”, que fica na dependência de surgirem vagas no curso escolhido. O resultado da "lista de espera" deve ser acompanhado pelo site da Universidade escolhida, e não pelo site do SiSU.

9) A matrícula na instituição deve ser feita presencialmente. Caso as vagas não sejam preenchidas, lança-se mão da lista de espera em ordem decrescente de pontos.


10) O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu 1º/2014 e o Prouni 1º/2014 utilizam o Enem de 2013 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.