As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A diferença entre capinar e cortar mato

Temos observado, já faz algum tempo, uma técnica muito errada sendo aplicada na capina de praças e canteiros centrais em nossa Sete Lagoas (e em outras cidades). Basicamente, a empresa responsável pela capina traz seus funcionários com diversos equipamentos (roçadeiras, telas, etc) mas os mesmos não são orientados sobre como se faz uma capina. Capinar, como qualquer outra atividade, também exige técnica.
Capinar envolve, primeiramente, ARRANCAR as plantas indesejáveis. Ou seja, com a mão protegida por luvas ou usando enxadas, as plantas daninhas têm que ser removidas para não brotarem novamente. 
Em vez disso, vemos simplesmente a roçadeira cortando tudo a alguns centímetros do solo e as daninhas (algumas são verdadeiros arbustos) brotam de novo, vigorosas.

Abril de 2013: as touceiras são cortadas, não removidas.
Dezembro de 2013: as touceiras estão de volta, "embelezando" o canteiro central.
Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.