As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Finalmente a limpeza da galeria pluvial do entorno da Lagoa Paulino

Já perdi a conta de quantas vezes solicitei a tal limpeza. Uma das vezes foi AQUI, quando flagrei após uma chuvinha rápida que toda a água da enxurrada (e também esgoto acumulado nas galerias) estava atravessando a galeria e caindo na Lagoa Paulino. 
Hoje, passando pelo local das obras - próximo à Ilha do Milito - tive a oportunidade de conversar com funcionários da CODESEL que estavam fazendo a limpeza. Conforme os mesmos, a quantidade de entulho (um tipo de areia grosseira, com resíduos de cimento) chega a formar uma camada de uns 50-60 centímetros no fundo da galeria. No momento, eles estavam removendo o entulho de um trecho de menos de 100 metros e já haviam recolhido 3 caçambas cheias do material. O trabalho é lento pois os funcionários precisam trabalhar dentro da galeria e o entulho é trazido para fora por baldes.
Mas é uma boa notícia! Depois que outras pessoas haviam me garantido que não havia entulho na galeria (eu estaria tendo uma alucinação, quem sabe), agora está aí a prova do assoreamento. As fotos mostram o trabalho de limpeza usando enxadas e dá para perceber o desnível nos pontos em que o material foi removido.
Trata-se de um passo importante para a manutenção de uma qualidade melhor da água da Lagoa Paulino. Espero que tal limpeza seja feita de 4 em 4 anos, pelo menos.




Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Olá, eu estou fazendo um curso técnico em meio ambiente na etmsl e esse assunto foi discutido na aula de hidrologia do professo Pedro Elysio e pelas fotos percebi que a situação das galerias da cidade estão em péssima situação e precisavam realmente de uma manutenção... abç

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.