As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CONSTRUÇÃO COLETIVA: Vamos construir uma "cartilha" de Educação Ambiental?

A proposta é muito simples, vocês leitores podem publicar aqui nos comentários ou no Facebook (onde haverá um link para esta postagem), quais tópicos seriam indispensáveis para constar numa "cartilha" de Educação Ambiental e Cidadania para crianças (consideremos uma faixa de idade de 9 a 12 anos). A ideia é conseguir que essa cartilha seja impressa e distribuída nas escolas, ou divulgada virtualmente. Não vale copiar cartilhas prontas. Pensemos em situações reais relativas à nossa cidade (Sete Lagoas) e suas peculiaridades. Vou me esforçar para copiar todas as sugestões para esse tópico. No final, podemos fazer uma "filtragem" para dar um formato final. Se algum desenhista quiser colaborar com desenhos originas, será uma beleza!
Tudo bem, eu começo com as mais óbvias:

01. Todo lixo produzido por você deve ser jogado em uma lixeira. Se não houver uma lixeira por perto, guarde o lixo até encontrar uma lixeira disponível. Nesse caso, procure se informar sobre como seria possível instalar uma lixeira no local (escola, rua, praça...). Escreva uma cartinha, um bilhete ou um recado para o responsável e faça valer sua sugestão.
02. Havendo lixeiras para separação dos tipos de lixo, utilize-as corretamente. A separação adequada do lixo é hoje fonte de renda para muitas pessoas e diminui muito a poluição da natureza. Informe-se a respeito e comece a fazer e a estimular a separação do lixo na sua casa e na sua escola.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.