As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Algumas dúvidas nas questões da prova do ENEM 2013.

Dúvida 1: O PRÉ-TESTE existe mesmo? Pela regra, depois daquela confusão do vazamento das questões no Ceará, ficou dito que as questões seriam pré-testadas e iriam para o banco de questões para ser aplicadas após dois anos. Dessa forma não poderiam vazar "de memória" se caíssem no mesmo ano da pré-testagem e nem cairiam para alunos que participaram do pré-teste (alunos do segundo ano do ensino médio). Como foram então pré-testadas as três questões seguintes com textos de 2012 e 2013? (Há vários outros exemplos na prova...)





Dúvida 2: Não faltou informação na questão da quebra do glifosato? Afinal de contas, os dois produtos somados não dão a molécula original. E onde se viu carboxilato (íon) na fórmula do glifosato (onde está a carboxila)? E para quê apelar para um grupo fosfonato (que também não está ionizado no glifosato)? Ao relatar "os produtos da degradação são", o autor da questão deveria ter escrito "entre os produtos da degradação estão". Vá entender...


Dúvida 3: É só o Complexo Golgiense que deve ser avaliado ao se discutir secreção? E se a célula for um macrófago com Complexo Golgiense muito desenvolvido? E a quantidade de Retículo Endoplasmático, que também é responsável pela secreção celular? Há argumentos a favor tanto das alternativa A quanto B.


Dúvida 4: Não seria mais "comumente usado" floculação ou decantação em vez de flotação?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.