As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SUGESTÃO PARA A CRIAÇÃO DE UM NOVÍSSIMO ENEM

PRIMEIRO DIA DE PROVAS: ÚLTIMO DOMINGO DE JULHO - PROVA DE REDAÇÃO (2 HORAS DE DURAÇÃO)

SEGUNDO DIA DE PROVAS: ÚLTIMO DOMINGO DE NOVEMBRO
25 QUESTÕES DE CÓDIGOS DE LINGUAGEM
25 QUESTÕES DE MATEMÁTICA
25 QUESTÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
25 QUESTÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS

Atenção: não exagerar no tamanho dos enunciados e usar 4 alternativas por questão. Abandonem o TRI e passem a valorar as questões diferentemente mas com critérios claros (embasados no pré-teste e na análise de acertos), totalizando um valor definido de acertos por prova, igual ao valor da redação. Exemplo: 100 pontos por prova com questões valendo 3, 4 ou 5 pontos conforme o grau de dificuldade. Assim se existem três questões fáceis valendo 3 pontos e 3 difíceis valendo 5 pontos, as demais valeriam 4 pontos e o total máximo de pontuação seria de 100 pontos. O valor de cada questão poderia ser divulgado após a realização das provas para evitar "escolha" de questões pelos candidatos.

Economias geradas e vantagens:
1) Apenas um fiscal por sala na aplicação da redação.
2) Apenas a logística para a distribuição de um caderno de provas no segundo dia.
3) Mais tempo para correção da redação.
4) Possibilidade do resultado final sair no final de dezembro pois a correção do segundo dia é computadorizada.
5) Adequação dos prazos de provas ao calendário escolar do ensino médio, valorizando os 200 dias letivos do terceiro ano (grande parte "abandona" a escola ou o empenho nos estudos após o ENEM).
6) Evita problemas com o entendimento dos critérios de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.