As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 13 de maio de 2013

MATRIZ DE REFERÊNCIA E PROGRAMA DO ENEM 2013

O programa dos conteúdos do exame e a matriz de referência são os mesmos de 2009. É isso mesmo! Até parece "Pegadinha do Mallandro", mas não é. Muitos candidatos se assustam quando procuram em vão e não encontram o programa de 2010, 2011, 2012 e agora o de 2013. É apenas um caso de preguiça! A preguiça de pelo menos atualizar a "capa" do programa é tão grande que até hoje consta no site do ENEM, no arquivo que é alvo do download:

Capa da Matriz de Referência e do Programa das Provas (anexo ao final) ainda com a data de 2009.

Confira em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310


O link direto para os Programas e a Matriz de Referência para o ENEM 2013 é:




ATENÇÃO: Os programas das disciplinas estão no anexo, ao final do arquivo.



##########################################################################

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ENEM 2013 SÓ ATÉ O DIA 27 DE MAIO:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/


Aproveitando a postagem, vale mostrar um situação cômica da prova do ENEM 2010. Havia mais espaços para rascunho na Prova de Ciências Humanas e de Espanhol do que na de Matemática:

Rascunho em meio as questões de Ciências Humanas (havia mais meia página de rascunho ao final).
Rascunho em meio as questões prova de Espanhol!
Único espaço para rascunho na prova de Matemática de 45 questões. A partir de 2011, começaram a distribuir uma folha avulsa que tem que ser assinada e devolvida para os rascunhos de matemática.
Não teria sido mais simples manter um espaço para rascunho em todas as páginas da prova de Matemática, como foi feito naquela prova de 2009 que foi "subtraída"?

##########################################################################


E uma última perguntinha: - Por que a prova do ENEM não vem com Tabela Periódica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.