As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mariazinha-fecha-a-porta (Mimosa pudica) - Seismonastia

Mimosa pudica, sensitiva, dormideira, mariazinha-fecha-a-porta e mais um grande número de sinônimos.

 As fotos originais. [Clique nas imagens para ampliar]

A imagem em gif animado, mostrando a abertura e fechamento: seismonastia.

O termo técnico para a abertura e fechamento das folhas dessa planta é seismonastia (ou tigmonastia). Conceitualmente, as seismonastias são movimentos vegetais determinados pela variação da turgescência de células de tecidos denominados "pulvinos motores" localizados nas articulações de certas folhas e ocasionadas por um abalo mecânico. 
Traduzindo: na base das folhas da sensitiva existem células que armazenam um volume variável de água. Quando as folhas são tocadas, ocorre uma alteração brusca no volume de água dessas células, provocando o fechamento repentino das folhas.
A seismonastia é um movimento vegetal que ajuda a planta a evitar o ataque de determinados herbívoros, como gafanhotos, que não conseguem se equilibrar nas folhas para comê-las.´
Processo semelhante ocorre nas folhas de certas espécies de plantas carnívoras (insetívoras), fechando-as sobre os insetos.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.