As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 4 de março de 2013

Discurso de formatura para meus alunos de 2006


Senhora Diretora,
Colegas professores e funcionários; senhores pais, familiares e amigos,

Queridos formandos,

Não sei muitas coisas.
Não sei como começou a caminhada de vocês.
Não sei como a caminhada suas, ou a minha, irá terminar.
Não sei sobre todas as carências que vocês traziam... se apenas carências de conhecimento, se carências de afeto, se carências de pão, se carências de fé...
Não sei se vocês pisavam sobre terra firme ou se ainda caminhavam em sonhos. Não sei se deixavam marcas nas areias ou em seus próprios pés.
Não sei muitas coisas. Mas tenho algumas convicções.
Sei que no coração de vocês todos há dúvidas. Há incertezas.
Há a eterna dificuldade de se saber se o caminho é seguro. Estou indo? Estou voltando? A estrada é esta mesma? (...)
Sei que no interior de vocês toca uma música. Uma música que anima a caminhada de cada um.
Mas onde está escrita a partitura? Quem foi o maestro? O maestro já morreu, está lá fora ou dentro de nós? O maestro se importa?
Sei que vocês se espantam com a beleza e perfeição do mundo. A cada momento descobrem coisas escondidas sob o véu da natureza.
Descobrem coisas inusitadas, coisas que nem imaginavam que pudessem existir. Mas existem, estão aí, são normais como cada um de nós. Um pouco diferentes, mas normais.
E ainda vão descobrir mais coisas ocultas. E se deslumbrarão com elas. E desconfiarão que a verdade é uma mentira.
Verão coisas engraçadas, inusitadas. Perceberão que ali existe algo a mais do que a casca, do que a forma.
Vocês vão ser apresentados a mais coisas. E se deslumbrarão com elas. Coisas boas? Coisas más? Serão tentados a acreditar que mentiras são verdades. Tenham cuidado nesses momentos.
Mas sempre, por detrás de tudo isso, verão que existe uma presença... uma força... uma energia. Essa energia lhes dará discernimento.
Será essa energia que lhes fará vencer os mais temíveis obstáculos.
Que lhes ensinará o significado da palavra superação.
Que lhes dará a força e a leveza que precisam.
Será essa energia que lhes fará ter reações incríveis, transformando a derrota quase certa em mais uma vitória da vida.
Sim. Haverá vitórias comemoradas, como agora, com os amigos. Com muitos abraços, tapinhas nas costas e lágrimas de alegria. A alegria costuma vir acompanhada de amigos.
Mas haverá também aqueles momentos tristes em que se olha para dentro. Na maioria das vezes a sós. A tristeza costuma vir acompanhada apenas das forças que existem no interior de nossa alma.
Portanto, tratem de cultivar estas forças. Respirem demoradamente todos os momentos felizes.
Meus amigos, façam isso, pois haverá tempestades inacreditáveis.
Tormentas que ameaçarão o nosso agora frágil barquinho.
Mas depois as nuvens vão embora e volta a esperança. Sei disso. Apenas sei. É uma das poucas coisas das quais realmente tenho certeza.
Sei que um dia retornaremos de nossas batalhas. Empurrando nosso barquinho e nunca estaremos completamente a sós. Não mais. Nunca mais.
Em nosso coração ressoarão dezenas de palmas. Explodirão dezenas de sorrisos. De todos aqueles que estarão felizes ou ficarão felizes se ao menos sonharem com o nosso regresso, com as nossas vitórias.
Em nosso coração está tudo o que precisamos. Procurem direito, em todos os momentos. Sempre encontrarão o aplauso ou o carinho que estão precisando, na medida certa para cada um.
Parabéns por esta vitória. Saibam que eu serei um desses que quer estar no coração de cada um de vocês, em todos os momentos.
Contem comigo, pois eu conto com vocês dentro do meu coração.
        Obrigado.

Ramon Lamar de Oliveira Junior – 17/11/2006


O discurso foi acompanhado por uma apresentação de slides. Em cada slide, uma fala. Para ver os slides em formato pdf e o texto que acompanhava cada um, clique AQUI.

Foto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.