As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cura da AIDS em bebê: verdade ou a mídia correndo na frente da ciência?

Trechos da reportagem publicada na Folha de São Paulo, grifos por minha conta:
Cientistas pedem cautela com bebê supostamente curado por HIV  
Apesar de ter recebido com entusiasmo a notícia de que médicos americanos teriam conseguido curar um bebê infectado pelo HIV, cientistas de todo o mundo estão pedindo cautela antes de comemorar os resultados. 
O trabalho ainda não foi publicado em nenhuma revista especializada e não passou pela chamada revisão por pares, quando os dados de um estudo são esmiuçados por cientistas independentes. 
"Se esse resultado for confirmado, vai ser realmente uma coisa incrível. Mas ainda é cedo para tirar qualquer conclusão. Só o tempo é que vai dizer, com essa criança vai reagir, se ela vai ficar indefinidamente sem manifestação laboratorial e clínica do HIV", avalia o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital Emílio Ribas. 
"O problema é que a gente não tem um segmento a longo prazo do caso", completa o médico. 
O trabalho será apresentado nesta segunda-feira em um congresso especializado em Atlanta, nos EUA, mas os detalhes foram antecipados ao "New York Times"
A criança, que nasceu em uma zona rural do Mississippi, foi tratada com remédios antirretrovirais 30 horas de seu nascimento, um procedimento que não é o normalmente adotado nesses casos. 
A criança, que tem agora com dois anos e meio, está cerca de há um ano sem tomar medicamentos e não apresenta sinais do vírus.

Comentário: Tem virado moda a mídia atropelar a correta metodologia científica. O caso da ovelha Dolly foi emblemático - estrela de TV antes de aparecer nos periódicos científicos - morreu deixando uma série de dúvidas sobre envelhecimento de DNA e telômeros. A NASA também tem dado suas contribuições com bactérias ET que depois não são confirmadas experimentalmente e geram uma série de dúvidas. Agora, na notícia acima, uma cura da AIDS que surge no New York Times antes de dar as caras na Nature ou na Science. A impressão que fica é que a ciência está se contaminando com a febre das celebridades, está virando quase um Big Brother onde quem mostra mais é alçado à fama instantânea (mesmo que as erratas apareçam no futuro... quem lê erratas?). No caso em questão, o vírus HIV pode ficar oculto em células por muito tempo e depois... voilá... manifestar-se com seus sintomas clássicos. Torço pela criança e por todos os contaminados com o vírus, mas torço também para que a ciência volte aos trilhos menos sensacionalistas. (Ramon L. O. Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.