As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CONVERSÃO DAS NOTAS DO ENEM 2012 PARA O VESTIBULAR UFMG 2013

ATENÇÃO: A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DA UFMG PASSOU A SER FEITA PELO SISU, A PARTIR DAS NOTAS DO ENEM. A POSTAGEM SEGUINTE SERÁ MANTIDA APENAS POR RAZÕES DE REGISTRO DA EVOLUÇÃO (?) DO SISTEMA DE SELEÇÃO.

Tendo em vista o grande número de acessos em postagens antigas, cumpre esclarecer que a UFMG não usa mais a fórmula gigantesca que usava antes. Agora ela se baseará na nota do candidato em proporção ao máximo alcançado em cada prova. Ou seja, a conversão só será feita APÓS o MEC/INEP divulgar as notas máximas. Nosso apelo foi atendido, mesmo que a UFMG não concorde jamais que houve prejuízo no passado a alguns candidatos.
As informações abaixo constam do Edital do Concurso.
Mais abaixo, as notas máximas e mínimas do ENEM de 2009 a 2012 e um exemplo de cálculo, usando minhas notas obtidas no ENEM-2012 (mas eu não me inscrevo ao Vestibular UFMG... portanto não fiquem preocupados, não tiro vaga de ninguém.)







NOTAS MÁXIMAS E MÍNIMAS NO ENEM DE 2009 A 2012 (FONTE INEP/MEC)



EXEMPLO DE CONVERSÃO DAS NOTAS DO ENEM PARA 
AS NOTAS DO VESTIBULAR 2013 DA UFMG


Muita gente ainda está em dúvidas sobre como fazer os cálculos, tanto que esse tópico tem tido mais de 200 acessos todo dia desde a liberação das notas do ENEM (antes já não era pouco). Espero que o modelo acima ajude a entender os cálculos que são bem mais simples do que os do Vestibular 2012. Lembrando também que a nota máxima agora é 100 na primeira etapa (ano passado era 64).

Lembro também que a UFMG adota agora a reserva de 12,5% das vagas para os estudantes de escola pública conforme a nota: https://www.ufmg.br/online/arquivos/025963.shtml
Mas não achei a retificação do Edital 2013. Alguém achou? Por favor, mande o link!

O Felipe achou o link com a retificação do edital: http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2012/Retificacao_Edital_do_Vestibular_2013.pdf

Em caso de dúvida, poste seu comentário que terei prazer em ajudar no que for possível.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

32 comentários:

  1. http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2012/Retificacao_Edital_do_Vestibular_2013.pdf
    Taí Ramon, acho que saiu hoje pela manhã.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela ajuda, mas tenho duvida se por exemplo, eu escolhe um curso na área de exatas, haverá um pesso maior nas maroteiras exatas do enem ou isso não influenciara no calculo? Abraço.

      Excluir
  2. Tipo, tirei 582 linguagens,627 humanas,614 natureza, e 711 matematica, calculando dá 77,45, mais ou menos,com essa nota eu passava na maioria dos cursos da UFMG e quase q em medicina,isso não faz sentido Ramon,minhas notas foram pouca coisa acima da média e mesmo assim passei?,O que acha Ramon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, calma, calma. Mesmo acertando todas as questões da prova o candidato não fica com 1000. O máximo possível é o máximo divulgado pelo INEP (ou seja, a nota de quem acertou total em uma das provas). Portanto, você tem que fazer o cálculo percentual. Seu resultado diz que você teria acertado 77 questões em uma prova de 100 questões. Realmente não é um mal resultado. No total (180) você acertou quantas questões? Em torno de 130? Quanto à questão da medicina, 8 pontos o separam da aprovação na primeira etapa. E 8 pontos, nesse sistema é muita coisa, você ficou longe, acredite. Abraços!!!

      Excluir
  3. Eu acertei 109 questoes, uma quantidade razoável, mas na minha opinião baixa,estou no 2º ano,portanto, nao ligo muito , o que você acha ? , nao faz sentido, (obs: eu fiz a conta levando em conta o bônus sou de escola pública,7,5%).Realmente 8 pontos é muita coisa, mas esse ano a nota de medicina caiu bastante,muito mesmo,muito estranho talvez pela nova forma de calcular.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma de novo, a nota de corte de medicina não caiu bastante. A fórmula de cálculo mudou e isso pode estar provocando confusões, mas o número de acertos no ENEM ficou semelhante. E com o uso do bônus, suas notas sofrem alteração significativa.

      Excluir
  4. Realmente, o bônus na nota final altera bastante o resultado final.Valeu pelo post e parabéns pelo blog,muito útil,Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João. Visite-nos sempre! E parabéns por suas notas. Uma vez que ainda está no segundo ano e com direito a bônus, a tendência é de um ótimo resultado no próximo ano. Mande notícias. Estou aqui na torcida.
      Abraços.

      Excluir
  5. Mas o sistema de Bônus foi substituído pelo sistema de reserva de vagas. Não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estava falando como vantagem já que a nota de corte é menor e vai diminuir mais ainda no proximo ano...

      Excluir
  6. Por favor, eu não entendi, fiz o cálculo como vc demonstrou, porém minha nota deu 74,5016 e esta nota teoricamente daria pra passar em qualquer curso. Peguei cada nota multipliquei por 25, dividí pela nota máxima e depois somei as 4 notas! Fiz algo errado? Preciso muito saber minha nota pra ter noção de como estou, nos sites que tem o programa pra converter sempre dá uma nota estranha e por esse calculo também não está dando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Stella. Mas eu não sei falar se daria para passar em qualquer curso. Em Medicina certamente não, pois a nota de corte ficou em torno de 85. Verifique se os sites que está usando são conforme a regra do vestibular 2013. Abraços.

      Excluir
  7. Bom, eu tirei 76.79, é uma nota boa para quem estava no segundo ano, não estudou e não leu muitas questões por preguiça? kkkkk, só matematica que fiz serio e tirei 866

    ResponderExcluir
  8. vOCÊ TEM UMA VAGA IDÉIA DE QTO EU PRECISO TIRAR NO ENEM PRA CONSEGUIR INGRESSAR NA UFMG PRA BIOLOGIA EM 2014 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora ninguém tem mais noção de nada.Procure fazer uns 770 pontos de média para ficar tranquilo! Deve dar.

      Excluir
  9. Ramon você tem ideia de quanto devo tirar no ENEM pra entrar em bacharelado em geografia na UFMG???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não faço ideia. Prefiro não chutar. Ainda não estão muito claros os impactos da adoção única do ENEM como forma de seleção.

      Excluir
  10. Queria ter uma idéia de quantas questoes preciso de acertar no ENEM e mais ou menos uma ideia de nota, se o senhor puder me ajudar pois percebi que é muito interado do assunto! (Para ingresso em 2014)
    Obrigado desde já!!!

    ResponderExcluir
  11. RAMON LAMAR FIZ O ENEM AGORA 2013 E OBTIVE A SOMA DAS PROVAS 124 ACERTOS EM 180.FIZ UMA BOA REDAÇÃO,COMO FAÇO PARA CONVERTER ESTE PONTOS NO CALCULOS DA UFMG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LC, com as mudanças, virou tudo uma incógnita. Será o primeiro ano em que a UFMG adotou o ENEM em sua integridade, portanto estamos completamente sem padrão de comparação. Desculpe não poder ajudar nessa...

      Excluir
  12. Ramon, nessa novo formula de adoção da ufmg, você acha que a redação vai pesar muito? Eu acertei 132 questões ao todo nos cadernos, mas fui muito mal na redação: 360. Para direito, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, leia o cabeçalho do texto. Tudo mudou esse ano e não temos a menor ideia como ficará, até porque a UFMG só chamará as vagas do primeiro semestre. Abraços.

      Excluir
  13. Ramon somei minhas notas e tudo deu 63.3702 a qual cursos posso concorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, leia o cabeçalho do texto. Tudo mudou esse ano e não temos a menor ideia como ficará, até porque a UFMG só chamará as vagas do primeiro semestre. Abraços.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.