As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PREFEITURA INVESTE EM PREVENÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Texto relevante enviado por: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

PREFEITURA INVESTE EM PREVENÇÃO
Secretaria Municipal de Saúde convoca população para a prevenção

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde, preocupada com o combate de diversas doenças mantém o Centro Viva Vida de Referência Secundária de Sete Lagoas (CVV). O CVV realiza campanhas pontuais anualmente através de ações de mobilização e prevenção do câncer de mama, próstata e doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV/AIDS) em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, laboratórios e serviços conveniados da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o ano, várias campanhas são desenvolvidas visando a prevenção de doenças, é o que conta a coordenadora do CVV e do PAM - DST/Aids, Júnia Andrade França. “Prevenir é sempre o melhor remédio. As pessoas tem que aprender a se cuidar, se tocar para prevenir diversas doenças, como câncer de mama, por exemplo. Nesse caso, o exame de toque é fundamental. Temos que trabalhar o ano inteiro em parceria com as unidades de saúde na conscientização e mobilização social”, conta a enfermeira.

OUTUBRO ROSA: Há mais de três anos a administração vem desenvolvendo no mês de outubro a campanha Outubro Rosa, alusiva ao Câncer de Mama. “Uma intensificação de ações educativas priorizam o acesso aos exames de mamografias e consultas com o mastologista e equipe multiprofissional do CVV. Planejamos também uma mobilização social com a comunidade sete-lagoana. Há três anos esse evento vem se tornando realidade e é abraçado com muito afinco pela população”, ressalta Júnia.

NOVEMBRO AZUL: Em novembro a equipe de urologistas do CVV atende homens de 45 a 79 anos examinando a próstata (toque) e avaliando o exame de sangue PSA. Este  público é captado pelas unidades de saúde do município. Também são realizadas ações de sensibilização e mobilização a prevenção de câncer de próstata”, destaca.

1º DE DEZEMBRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS
No mês de dezembro são intensificadas as ações educativas com foco na prevenção das DST's/HIV/AIDS junto a um variado público (adolescentes, jovens, adultos e idosos). Durante a 1ª semana de dezembro a rede de saúde do município, principalmente a atenção primária, se une em prol do mesmo objetivo: trabalhar a mudança de comportamento de todas as pessoas ativas sexualmente para o uso do preservativo.
De acordo com Júnia, essas ações realizadas durante o ano são um importante aliado da prevenção. “Realizamos durante todo o ano campanhas de conscientização voltadas para toda a população. Não importa a classe social, pois estamos aqui para atender a todos e ainda contribuir mais para uma saúde cada vez melhor para a nossa população”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.