As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 2 de junho de 2012

Enfim, o diálogo!

Hoje pela manhã, conversamos de forma muito produtiva sobre as questões que envolvem a APA da Serra de Santa Helena e a área da Fazenda Arizona, onde pretende-se inserir o Boulevard Santa Helena. A conversa envolveu três pessoas: eu, o Secretário de Meio Ambiente (Cláudio Busu) e o Flávio Araújo (um dos proprietários da Fazenda Arizona). 
Francamente, por várias vezes, julguei que esse diálogo jamais seria possível. O anteprojeto do Boulevard, da forma avassaladora que veio e, agora mais recentemente, os projetos de lei aprovados em tempo recorde que alteram o perímetro da APA e facilitam quase todo tipo de edificação na área da Fazenda Arizona, criaram picos de descontentamento e receio em relação a todo e qualquer empreendimento na área. Afinal de contas, como acreditar em desenvolvimento sustentável com propostas tão abruptas e desconexas?

A APA da Serra de Santa Helena tem que ser compromisso de todos nós.
Argumentos técnicos e ponderações estavam sendo deixados de lado, por uma parte ou por outra. A tendência, "pelo andar da carruagem", seria uma situação em que todos sairiam perdendo. Empreendedores sem nenhum empreendimento possível e a APA sem uma regulamentação, um zoneamento e uma efetiva proteção de tantos recursos naturais importantes.
Mas voltando à manhã de hoje, pudemos eu e o Busu expor ao Flávio Araújo a importância da regulamentação da APA. Explicamos todas as questões, entre as quais a não existência de incompatibilidade entre APA e empreendimentos, desde que os mesmos demonstrem seu caráter sustentável de forma mais efetiva do que vinha sendo feito até o momento. Ouvimos também as queixas e as dúvidas a respeito das possibilidades de ação dos empreendedores dentro dos parâmetros de sustentabilidade e das legislações, bem como sobre os avanços do processo.
Estudos técnicos foram e estão sendo conduzidos. Mudanças determinadas por esses estudos estão sendo incorporadas ao projeto. Inclusive a questão da recuperação da lâmina d'água da Lagoa da Chácara foi colocada no âmbito de novos projetos e tecnologias que permitam esse feito. Promete-se para breve a divulgação de um site onde os novos projetos serão expostos, facilitando asssim a discussão sobre toda a situação.
No somatório, os pontos mais importantes da conversa foram: (1) o entendimento que a APA da Serra de Santa Helena é fundamental para o município, (2) que os trechos da Fazenda Arizona que hoje se encontram dentro dos limites da APA podem ali ser mantidos e (3) que a colaboraração dos proprietários da Fazenda Arizona (e de todos que possuem terras na área) é muito importante para o desenrolar da questão da regulamentação da APA da Serra de Santa Helena.
Acho que agora trilhamos um bom caminho. Conversar com intermediários não se mostrou uma ação produtiva. Sentir sinceridade das partes é a melhor receita para que cheguemos a soluções aceitáveis por todos. Perfeição não vamos atingir nunca, nem devolvendo a terra aos índios pois muitos deles já aprenderam a apenas faturar com ela. 
Estabelecer marcos e compromissos, no momento, é a nossa melhor opção. Que daqui em diante possamos ser mais felizes em todas as colocações a respeito do assunto.
E vamos todos participar com civilidade da Audiência Pública do dia 6 de junho sobre a APA da Serra de Santa Helena.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Olá Ramon, estou aqui mais uma vez a visita-lo!
    Como gosto deste local!
    Parabens, pelas suas palavras, o diálogo é tudo!
    Quem conta um conto aumenta um ponto, não é assim que se diz?Nada melhor que o olho no olho, ouvir e dialogar, sentir a veracidade e a confiança!
    Acredito que sairá tudo a contento para ambos os lados e a cidade sairá ganhando, certamente!
    Vamos continuar a lutar por um diálogo civilizado e harmônico, sempre...
    a amiga
    celle

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.