As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 19 de maio de 2012

Uma excelente reunião sobre o ENADE na FASASETE

Participei, hoje pela manhã, de uma excelente reunião de capacitação sobre elaboração de questões com o formato das exigidas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, de responsabilidade do INEP/MEC). A reunião aconteceu na Faculdade Santo Agostinho, FASASETE, da qual tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. O foco da reunião, contudo, não foi apenas o ENADE, não foi um adestramento como muitos que se vê por aí. Tratou-se da fundamentação teórica e prática sobre a elaboração de itens seja para o ENADE, provas de sala de aula ou concursos de uma maneira geral. 


A professora Nely Rachel Veloso Lauton, demonstrando grande experiência e domínio, soube conduzir o encontro de forma precisa, objetiva e democrática. Posso afirmar que foi uma das melhores, senão a melhor reunião que já participei sobre assuntos dessa natureza. 

De pé, a professora Nely, enquanto os colegas nessa foto e na anterior estavam concentrados em captar todas as informações. Só um (desculpa, gente!) que estava um pouquinho desconcentrado, captando as imagens.
Muito importante foi o clima de colaboração e desprendimento dos colegas professores, tanto do curso de Engenharia Ambiental quanto do curso de Direito. Ensinar qualquer tema relacionado às minúcias e detalhes do processo ensino-aprendizagem para professores que já militam no ramo, em especial para muitos que não têm a formação de licenciatura (a grande maioria dos mestres e doutores que lecionam nas faculdades não passaram pelas clássicas disciplinas de Didática e Psicologia da Educação), é tarefa dificílima. Sei disso porque já senti essa dificuldade na pele, músculos, ossos e tecido adiposo. Porém, ao final, senti em todos a alegria de realmente ter investido bem o tempo e a atenção. A professora Nely conseguiu deixar-nos com vontade de ir até mais além do proposto, espero que não faltem oportunidades para tanto.
Obrigado, professora!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Nossa, Ramon, confesso que estou com inveja de você! Adoro participar desses encontros, realmente pedagógicos, que auxiliam o professor a exercer sua dificílima profissão. Normalmente, essas reuniões são para "cumprir o calendário pedagógico" e, muitas vezes, temos mais experiência que o palestrante, é ou não é?
    Um abraço

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.