As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pseudofósseis (dendritos)

Caminhando em Diamantina, olho atentamente onde estou pisando, senão o tombo é certo. Vejo alguns dendritos impressos nas rochas. Dendritos são formações provocadas por incrustrações de óxidos metálicos nas rochas. Ocorrem com frequência em rochas como os quartzitos e arenitos (em geral pela presença de óxidos de manganês ou de cobalto). Até em ardósias podem aparecer figuras semelhantes (no caso são manchas de ferrugem causadas por alteração de sulfetos). 

Dendritos em quartzito das ruas de Diamantina. Não são algas fósseis!!!
Lembram bastante o aspecto de algas marinhas impressas contra a rocha, ou até mesmo folhas de samambaias. Mas não se engane, não são fósseis.

Foto e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.