As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 10 de março de 2012

Bananas com sementes

Recebi de presente de uma aluna, alguns anos atrás, umas bananas com sementes. Infelizmente, na época, não anotei o endereço da casa onde existem essas bananeiras, mas lembro-me que era no bairro Piedade. Se alguém souber detalhes, por favor, mande mais informações.


Fotos: Ramon L. O. Junior
Bananas, assim como uma série de outras plantas "domesticadas" pelo homem, são resultantes de profundas modificações resultantes da seleção artificial das variedades encontradas na natureza. Ao selecionar as variedades que vão ser usadas nos cruzamentos, o homem preferiu aquelas que possuem características mais interessantes para seu desfrute como tamanho, sabor e produtividade. Sendo assim, algumas características foram gradativamente eliminadas e só persistem em variedades "selvagens" como essa. Por esse caminho passaram também os abacaxis e as canas-de-açúcar, praticamente privados da possibilidade de produzir sementes e altamente dependentes do homem para a sua perpetuação.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Convém lembrar que os "pontinhos escuros" que são encontrados dentro das bananas atuais são óvulos vegetais que não foram fecundados, ou seja, não se desenvolveram formando sementes. (Óvulo, nas plantas, é uma estrutura encontrada dentro dos ovários vegetais. Os ovários originam os frutos e os óvulos, as sementes. O óvulo vegetal não é o gameta feminino. O gameta feminino ou oosfera encontra-se no interior dos óvulos vegetais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.