As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sibipiruna morta com risco de queda

Esta sibipiruna, às margens da Lagoa Paulino e bem perto do Arthur Bernardes, está morta faz tempo e seus galhos podem cair atingindo os carros ou os transeuntes. 



A casca já está soltando e um mega-orelha-de-pau (fungo) já se mostra em seu colo (transição caule-raiz), sinal inequívoco da podridão da base da planta. Já passou da hora de ser removida e substituída.
Aí vem a pergunta: substituir com qual árvore? As sibipirunas não deram certo às margens das lagoas, morrendo com relativa facilidade (e olha que são árvores que podem durar mais de 70 anos). Guapuruvus e salgueiro-ereto também já foram plantados nas margens da Lagoa Paulino (nem precisa falar do desastres dessas árvores de caule fraco, né?). Ainda acho que o melhor ali são as palmeiras mesmo. Talvez a substituição das sibipirunas por uma palmeira menor, que tal?
Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Que tal remover os galhos mortos da figueira (Ficus elastica) próxima ao Cine Fox na Praça Dom Carmelo Motta? Aquela árvore que as garças prejudicaram totalmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.