As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deinopidae e sua armadilha

A matéria na Folha de S.Paulo (clique AQUI), com direito a Galeria de Imagens, é ilustrada com a bela foto de uma aranha construindo uma teia quadrada azul. O que poucos sabem é que essa aranha da família Deinopidae usa essa pequena teia como armadilha, lançando-a sobre as presas como uma tarrafa. Veja a foto ao lado e clique para ampliar.


Já vi uma dessas num curso de extensão em Aracnologia realizado na UFMG em 2007. O aracnídeo foi observado à noite (possui hábito de caça noturno - perceba os grandes olhos frontais adaptativos para esse modo de vida) na Estação Ecológica da UFMG. Realmente impressionante a sua técnica. Infelizmente não estávamos com os recursos adequados para uma boa foto noturna, apenas fazendo registros das espécies encontradas. Mas o nosso professor, o Bira (Ubirajara de Oliveira), conseguiu ótimas fotos que se seguem:

 
Fotos do Ubirajara de Oliveira (Bira) durante curso de extensão em Aracnologia, na UFMG.
 Outras belas imagens dessa família de aracnídeos podem ser vistas clicando AQUI.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.