As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Feirinhas e sujeira no chão

No primeiro semestre, a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fizemos uns estudos sobre a situação do Parque Náutico da Boa Vista, em especial da situação do seu piso que, segundo informações, deveria ser trocado todo de forma emergencial sob exigência do Ministério Público. Várias horas de estudo foram consumidas na questão (como trabalho voluntário, frise-se) e nenhum resultado prático foi alcançado pois o piso de ardósia continua lá (só não posso dizer que "firme e forte").
Uma questão observada e bastante discutida foi a da sujeira, em especial de óleo utilizado na preparação de alimentos, que impregnava os locais onde algumas barraquinhas se localizavam (veja na foto abaixo, a mancha escura no chão é óleo de fritura).

Foto tirada numa terça-feira pela manhã. Entrevistamos o pessoal da limpeza que afirmou ser quase impossível remover a grande quantidade de óleo impregnado no chão.
Imediatamente lembrei que a tradicional Feira do Bairro da Liberdade em São Paulo, onde são feitas muitas frituras (tempurá, camarão, empanados etc) possuía um tipo de proteção por baixo das barracas para impedir que o óleo contaminasse o chão. As fotos seguintes mostram o chão protegido sob as barracas. Infelizmente o ser humano ainda não é aquela "coisa perfeita" que esperamos e um pouco de lixo (guardanapos, copos...) ainda existe no chão, apesar dos grandes latões de lixo.

Fotos tiradas em 26nov2011 mostrando os plásticos de proteção sob as barracas da Feira do Bairro da Liberdade (SP). [Clique nas imagens para ampliar]

Fica aí a sugestão.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.