As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Preparação para a Segunda Etapa da UFMG 2012

Esta postagem é uma reedição de outra, feita em dezembro de 2010, sobre a preparação dos alunos para a Segunda Etapa da UFMG no que diz respeito à biologia e química (disciplinas que leciono). Ler e interpretar textos - com especial atenção às figuras, tabelas, gráficos e esquemas - é fundamental para quem se prepara para as provas específicas.
Segue-se um link (AQUI) com textos que selecionei para leitura. Alguns referem-se a temas mais atuais sobre biologia e química, outros tratam de assuntos clássicos. Nessa altura do campeonato, reservar algum tempo para leitura, interpretação e assimilação de textos como estes é muito importante. (Ah, e tem uma pitada de humor no final com os textos da Comunidade de Picaretologia Química.)
Outros textos podem ser garimpados diretamente no site da Revista Ciência Hoje, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, AQUI). Nem todos estão disponíveis na íntegra para leitura online, escolha os que estão com uma bolinha verde, ou pesquise no Google sobre os títulos dos outros (você achará algumas informações ou textos parciais em html).
Também o site da Revista Pesquisa Fapesp (clique AQUI) possui textos muito bons. Procure lá os links "números anteriores" e "números especiais".
O importante é não ficar parado. Boas leituras!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.