As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VAZAMENTO DO ENEM 2011? NOVAS INFORMAÇÕES. (tópico em construção)

Vamos tentar concentrar neste tópico as novas informações sobre a suspeita de vazamento da prova do ENEM no Ceará (clique AQUI).

"A direção do colégio Christus negou a autoria do caderno e ressaltou que a logomarca do colégio consta em todas suas apostilas."


O procurador da República, Oscar Costa Filho, disse ao Jangadeiro Online que com as provas apresentadas já pode concluir que houve vazamento das questões do ENEM 2011. Ele afirmou que vai, ainda nesta quarta-feira (26), acionar o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP para que o exame seja anulado e espera colaboração do órgão para a solução do problema. “Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria”, concluiu Oscar Costa Filho.
Denúncias nas redes sociais: Alunos levantaram suspeita de vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Fortaleza, na noite desta terça-feira (25).Os candidatos afirmam que uma escola particular da Capital havia disponibilizado, na véspera do exame, uma apostila com 14 questões idênticas as que caíram no exame. Para aumentar a suspeita, os estudantes postaram nas redes sociais o caderno de simulado do colégio, comparando as questões com a prova do Enem.
Em resposta, o colégio se pronunciou através da rede social Facebook e informou que possui um vasto banco de questões fornecidas por professores e ex-alunos, e sempre tem registrado um bom índice de acertos em questões de vestibulares.

Twitter do @colegiochristus (Fortaleza, Ceará). Informações postadas agora pela manhã. Estamos aguardando mais informações. Não houve ato deliberado? Mas houve ato?


"Uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos."
Primeira nota divulgada pelo Colégio Christus (em http://ow.ly/d/nBZ)




"Alunos de Fortaleza que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último fim de semana, denunciaram, ontem, nas redes sociais da Internet, principalmente no Facebook, o vazamento de 14 questões da prova. Segundo versões dos internautas, um colégio da Capital teria divulgado em seu simulado, antes do exame, 14 perguntas idênticas às que estavam nos cadernos do Enem. Até às 22h de ontem, o post no Facebook que mostrava as fotos do suposto simulado já tinha 1.105 comentários.
“Um colégio aqui de Fortaleza deu um TD aos alunos antes da aplicação, contendo 14 questões iguais às que caíram no Enem”, postou um aluno.
Outro estudante escreveu: “a maior cara-de-pau foi terem dado os módulos sem a logo do colégio. Difícil vai ser provar! Descobriu-se porque um dos alunos divulgou para esnobar e a notícia vazou”, comentou.
“Essas questões estavam na Internet, eram as questões pré-testadas, qualquer colégio poderia ter acesso a elas”, explicou um aluno também no Facebook. “Existe o banco de dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), todos têm acesso ao mesmo, e dele se tira quantas questões quiser”, alegou um internauta."
(em http://quigospel.com/index2/?p=717)

COMENTÁRIO DO BLOG: O BANCO DE QUESTÕES DO INEP ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET? QUAL LINK, POR FAVOR... PELO QUE EU SAIBA, APENAS ELABORADORES E REVISORES CADASTRADOS PODEM TER ACESSO AO BANCO DE DADOS. SEGURANÇA FRÁGIL? O SEGREDO DO SUCESSO DE UM CONCURSO EM TERMOS DE SIGILO É A REDUÇÃO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE TÊM ACESSO AO BANCO DE QUESTÕES. ESTARIA O INEP NA CONTRAMÃO DESSA MÁXIMA?



"Procurador da República no Ceará quer anulação de 14 questões do Enem 2011
Questões similares teriam sido aplicadas por escola de Fortaleza em simulado dias antes da avaliação federal.
O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho vai solicitar nesta quarta-feira ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaios (Inep) a anulação de 14 questões do ENEM 2011. O motivo: dias antes da avaliação federal, o Colégio Christus, escola particular de Fortaleza, apresentou a seus alunos um simulado com questões idênticas às do Enem.
"As imagens são provas irrefutáveis de que houve desequilíbrio no exame, favorecendo uns poucos e prejudicando milhões", diz o procurador. "No momento, a preocupação não é descobrir como as questões foram parar no simulado da escola, mas, sim, evitar que o exame seja desigual."
De acordo com o procurador, caso o Inep se recuse a anular as questões, o Ministério Público Federal no Ceará dará início a um processo judicial exigindo a anulação das perguntas e até a suspensão do Enem 2011. "Sempre que foram identificados problemas na aplicação do Enem, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) relativizam o problema e jogam a poeira para debaixo do tapete. Esperamos que, desta vez, a atitude seja diferente", diz.
Costa Filho é figura conhecida nas batalhas judiciais envolvendo o Enem. Em 2010, ele conseguiu que o exame fosse suspenso temporariamente. Neste ano, tão logo o edital do exame foi publicado, o procurador ajuizou uma ação civil pública solicitando que os estudantes tivessem acesso à correção da prova de redação e pudessem contestar as notas atribuídas pelo Inep."
em http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/procurador-do-ceara-pede-anulacao-de-14-questoes-do-enem-2011



"MEC admite que estudantes tiveram acesso a questões do Enem 2011 antes da prova
Ministério pede à Polícia Federal que investigue como estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes da avaliação federal
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação admitiu, nesta quarta-feira, que estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso a questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem) antes da realização da prova, no último fim de semana. "Pelas informações que apuramos pelas redes sociais, os alunos tiveram acessam a nove questões da prova", disse o MEC. "Estudamos a possibilidade de cancelar a prova dos alunos desse colégio. Caso isso ocorra, eles farão a prova no final do mês junto com demais. Se ficar a apurado envolvimento da escola (no vazamento das questões), a instituição será processada."
O MEC informou ainda que já acionou a Polícia Federal na manhã desta quarta-feira para investigar o assunto. O objetivo é apurar como as questões da prova foram parar nas redes sociais.
O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho vai solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaios (Inep) a anulação de 14 questões do ENEM 2011. Dias antes da avaliação federal, o Colégio Christus, escola particular de Fortaleza, apresentou a seus alunos um simulado com questões idênticas às do Enem.
"As imagens são provas irrefutáveis de que houve desequilíbrio no exame, favorecendo uns poucos e prejudicando milhões", diz o procurador. "No momento, a preocupação não é descobrir como as questões foram parar no simulado da escola, mas, sim, evitar que o exame seja desigual."
De acordo com o procurador, caso o Inep se recuse a anular as questões, o Ministério Público Federal no Ceará dará início a um processo judicial exigindo a anulação das perguntas e até a suspensão do Enem 2011. "Sempre que foram identificados problemas na aplicação do Enem, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) relativizam o problema e jogam a poeira para debaixo do tapete. Esperamos que, desta vez, a atitude seja diferente", diz.
em http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mec-adminte-que-estudantes-tiveram-acesso-a-questoes-do-enem-2011-antes-da-prova






FOLHA DE SÃO PAULO, VEJA E GLOBO ENTRARAM NA HISTÓRIA. A PARTIR DE AGORA, SÓ LINKS. NÃO DÁ MAIS PARA POSTAR OS TEXTOS. ESTÁ CRESCENDO EM PROGRESSÃO GEOMÉTRICA:

DEPOIMENTOS DE DIVERSOS ALUNOS QUE TIVERAM ACESSO AO MATERIAL (INCRÍVEL!!!): http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/estudantes-dizem-que-escola-do-ce-antecipou-questoes-do-enem.html

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA AO MEC A ANULAÇÃO DO ENEM POR SUPOSTO VAZAMENTO: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/mpf-recomenda-ao-mec-anulacao-do-enem-por-suposto-vazamento.html

MEC ADMITE QUE ALUNOS TIVERAM ACESSO A 9 QUESTÕES ANTES DO ENEM: http://www1.folha.uol.com.br/saber/996909-mec-admite-que-alunos-tiveram-acesso-a-9-questoes-antes-do-enem.shtml
Na mesma matéria, escola sai pela tangente: O diretor do colégio, Davi Rocha, disse que ficou surpreso com a repercussão do caso. Ele disse que ainda apura o que ocorreu e que o simulado é realizado por uma rede de colaboradores. (Comentário: oras, a "coincidência" não era fruto da enorme experiência da escola com o TRI?)

DIRETOR DIZ QUE QUESTÕES DO ENEM ESTÃO EM BANCO DE DADOS DA ESCOLA:
(Comentário: Essa notícia dá a entender que eram questões pré-testadas e quem participou do teste não teve a ética suficiente para manter o sigilo e as questões foram parar no banco de dados da escola. A culpa refletindo de volta no MEC/INEP. Essa história de testar questões nunca desceu pela minha garganta. Mas é o todo-poderoso TRI. Está aí... o banco todo contaminado!)

3 comentários:

  1. Hipótese remota: será que alguém vendeu o banco de questões do Colégio Christus para o INEP?

    ResponderExcluir
  2. Será que ENEM & Polêmica se tornarão tradicionais? Seria Pares de ação e reação? Algumas hipóteses tem de ser levadas em consideração:
    1- Concorrência querendo manchar o próprio Colégio Christus
    2 - Oposição ao governo petista querendo derrubar mais um ministro (o que não seria má ideia no caso do Fernando Haddad)
    3 - Alunos mal-intecionados de Fortaleza que foram muito mal no ENEM querendo espalhar no facebook uma polêmica por pura inveja dos alunos colégio Christus.
    4 - CAGADA DO INEP (o que não é difícil de acontecer!)

    ResponderExcluir
  3. Qual as águas dos mares de Fortaleza, a polêmica vai e vem. Cheiro forte de podridão... qualquer que seja a conclusão!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.