As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM 2012: Dicas de Matemática

A prova de matemática do ENEM provoca um certo temor nos candidatos. Afinal de contas (e são muitas contas!) são 45 questões de múltipla escolha com um tempo médio disponível para a resolução de cada questão de 3 minutos. E acrescente-se a isso o fato da prova ser no segundo dia, junto com a prova de redação e códigos de linguagem, e a última da maratona de esforço.
Contudo, um acerto de 30 questões já conduzirá o candidato a uma boa nota média, uma vez que ela é feita por comparação com os demais candidatos.

Sugerimos que a prova de Matemática não seja deixada para o final. Uma boa pedida seria a confecção da redação primeiro e, em seguida, a resolução de pelo menos 25 questões da prova de Matemática. Caso deixe a prova de matemática integralmente para ser resolvida ao final, o candidato estará mentalmente cansado e não terá a concentração necessária, perdendo muitas questões relativamente fáceis (acredite, acontece!). Um conselho adicional: muita atenção na leitura dos enunciados!


Dentre os temas que não podem ficar fora do foco de estudo, podemos citar:
- Conhecimentos de estatística, em especial as medidas de tendência central (média, moda e mediana), desvios e variâncias. Se você nunca ouviu falar de medianas (e cai na prova mesmo!), veja os últimos slides da aula de estatística clicando AQUI.
- Cálculo de probabilidades (treine bastante).
- Conhecimentos algébricos aplicados a gráficos e funções matemáticas. Atenção com as funções exponencial e logaritmo. E com as funções trigonométricas mais elementares: seno, cosseno e tangente.
- Geometria plana e espacial: cálculos de áreas e volumes.
- Interpretação de relações matemáticas no cotidiano: unidades de medida, porcentagens, juros e proporções. Também a percepção da presença da matemática e conceitos relacionados - como a simetria - em obras de arte (pinturas, desenhos e esculturas).

http://graphicriver.net/item/art-and-math-hd-backgrounds/157530

Andreia Aparecida Costa Silva
Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Tópico reformulado para 2012!

2 comentários:

  1. Ótimos conselhos!
    Nunca é demais lermos e sabermos como nos preparar!
    Boa sorte pra gente e que Deus nos dê muita paciência, tranquilidade e um raciocínio ágil! (:

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.