As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A paineira, o "ficus" e a miopia...

Uma das paineiras (a maior delas, ainda resta uma) da praça Dom Carmelo Motta foi cortada hoje cedo. Eu já sabia da história e já havia antecipado a ocorrência no meu perfil do Facebook (dia 30 de agosto... cliquem AQUI). A questão já vem de longa data. Bem no início do mandato atual alguém comentou comigo (acho que foi o amigo Lairson Couto, então Secretário do Meio Ambiente) que algumas pessoas estavam incomodadas com o buraco no caule na base da mesma e que estavam colocando fogo lá dentro (olha o vandalismo!!!). Fui lá, informalmente, dei uma olhada e falei com ele que não parecia um assunto de muita preocupação até por causa da inclinação e espessura do tronco. Ficou por isso mesmo.

Em fotos recentes: a paineira em março, com flores, e a paineira agora em agosto, 
recuperando as folhagens e brotos (fato normal depois da queda das flores e folhas).

À esquerda o oco na base do tronco (poderia ser limpo e preenchido com concreto, seguindo-se uma poda para 
redução do peso da árvore). À direita o resultado do corte da paineira... sobrou até para o banco.

Agora, recentemente, fui informado de uma história do tipo "o Ministério Público exigiu o corte de duas árvores com problemas no caule". Algumas pessoas da Secretaria de Meio Ambiente estavam de acordo com a minha observação, mas o IEF deu um laudo condenando a árvore. Uma das razões seria que "os afundamentos na calçada no entorno indicavam que as raízes estavam apodrecendo e a árvore iria cair". Achei estranho esse negócio de ver raiz apodrecendo sem cavar o chão. Sei lá. O pessoal do IEF é experiente e merecedor de todo respeito, só acho que deveriam ter cavado o chão para comprovar a hipótese. Além do mais, o furo na calçada não estava na direção das raízes principais e a paineira estava enchendo-se de folhas (coisa estranha para uma árvore com raízes podres).
Sem querer (ou poder) contrariar o IEF e o Ministério Público, a Secretaria de Meio Ambiente teria autorizado a supressão.
O mais estranho é que a figueira (Ficus elastica) próxima ao Cine Fox está a uma distância de uns 70 metros da paineira cortada. O Ficus está todo prejudicado pelas fezes das garças, com galhos totalmente podres e altos que podem realmente cair nas pessoas e ali não ocorre a poda (poda, viu?, não precisa arrancar a árvore pelas raízes!). As imagens dos galhos grossos, secos e podres estão aí ao lado, com fungos orelha-de-pau que, sem a necessidade de visão de raios X, mostram que estão podres mesmo. Um caso não muito raro de miopia paisagística.


 Clique nas imagens para ampliar e ver a podridão dos ganhos. Na foto menor, percebe-se os fungos
do tipo "orelha-de-pau" que aparecem nos tecidos vegetais irremediavelmente podres.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: A outra árvore que será suprimida é a sibipiruna próximo à Agência Costa, Foto Arte Vídeo e Hospital Unimed (rua Teófilo Otoni). A mesma também tem lesões no caule principal. Essa ainda não tive tempo de ir lá avaliar. Espero que eu consiga ir antes das moto-serras. As fotos abaixo, do Google Street View, mostram uma situação bem mais complicada do caule, com  um oco trespassando a base de uma das ramificações principais. Risco muito maior, sem dúvida, e em área de muitos passantes.

 Fotos: Google Street View

3 comentários:

  1. As pessoas se incomodam por qualquer buraco, ou pela inexistencia dele...
    Serviço publico é igual jogo no Mineirão, vc. paga ingresso, xinga a mãe do juiz, do bandeira, o outro time e até o seu. E na saida geralmente brigam, só pq. pagaram...
    É o consumidor sem educação, brasileiro...

    Chicão

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.