As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ngaura e Enem-2010

Amanhã tenho que comentar essa questão com os alunos. Ô questãozinha mais avacalhada!!! Quem elaborou a mesma deve ter fumado um quilo de ngaura mofada, não tenho dúvida. Analisem só a miséria:
O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza:

O vôo das Folhas
Com o vento
as folhas se movimentam.
E quando caem no chão
ficam paradas em silêncio.
Assim se forma o  ngaura.  O  ngaura  cobre  o  chão da
          floresta,  enriquece  a  terra  e alimenta as árvores.]
As folhas velhas  morrem  para ajudar o crescimento das
                                                                      folhas  novas.]
Dentro do ngaura  vivem  aranhas,  formigas, escorpiões,
centopeias,   minhocas,   cogumelos    e    vários  tipos  de
                                          outros  seres  muito  pequenos.]
As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós.

A natureza segundo os Ticunas/Livro das Árvores.
Organização Geral dos Professores Bilingues Ticunas, 2000.

Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre a ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo

A) da água                               
B) do oxigênio
C) do fósforo                           
D) do carbono
E) do nitrogênio 

Bem, vejamos qual deve ser a resposta. 
  • As folhas caem no chão e formam o ngaura (então o ngaura é o folhiço ou serrapilheira que cobre o chão da floresta). 
  • O ngaura cobre o chão e enriquece a terra (ah, é a serrapilheira mesmo, aquela que apresentei ao meus alunos do extensivo no meio da mata do Parque da Cascata na última sexta-feira). 
  • O ngaura alimenta as árvores (ôpa, está no chão, vem das folhas e nutre as árvores: fósforo ou nitrogênio, of course! Carbono não é, pois o mesmo não é absorvido pelas raízes e sim pelas folhas. Carbono está nas folhas, mas não enriquece a terra para alimentar as árvores). 
  • As folhas velhas morrem para ajudar o crescimentos das folhas novas (arrá... formação de folhas é função do nitrogênio). 
  • Oxigênio e água nem pensar. 
  • Mas tem uma coisa estranha aí: "produto diretamente relacionado ao ciclo"? E ciclo biogeoquímico tem produto? Não é um ciclo? Nada se perde, nada se cria e tudo se transforma? Qual o produto de um ciclo???
  • Bom, eu responderia NITROGÊNIO. 
Observem abaixo as respostas dadas por duas das maiores redes de escolas do Brasil, Anglo e Objetivo,  ambas de origem paulista. Cliquem para ampliar.


E olha que, sendo paulistas, tinham a vantagem de conhecer bem o tema pois o material "A floresta no olhar da história", da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado de São Paulo já divulgou tal texto:

Mas qual!!! Nem Ramonzinho e nem o Objetivo que responderam nitrogênio, nem mesmo o Anglo que indicou duas respostas: fósforo e nitrogênio. Para o INEP/MEC a resposta é... tcham tcham tcham tchammmmmm

CARBONO!

Isso mesmo. Confiram o gabarito oficial:
Desse jeito só com reza brava. Já discuti no blog (clique AQUI) uma questão de 2009 sobre destino de pilhas e baterias, que não consigo concordar com o gabarito oficial. Mas essa aqui é caso de polícia!!! Resta-nos esperar qual será o absurdo de 2011.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Saudações, professor.

    Concordo com o absurdo cometido no ENEM, extremamente bem explicado acima.

    O INEP/MEC sempre esteve com maiores problemas desde a implantação do NOVO ENEM em 2009: prova furtada, prova mal impressa, trecho de prova vazado por twitter durante a realização do exame, e por aí vai...

    Responder a má elaboração de uma questão seria pedir demais???

    Abração - excelente postagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião:
    Na tentativa de "contextualizar" as questões, muitas vezes se cometem equívocos e exageros.
    Muitas das "contextualizações", observa-se, não passam de pretensão ou, em alguns casos, engodo.
    Nesse caso, ao menos para mim, a pergunta foi muito mal formulada.
    Explico: A narrativa apresenta, de forma mais ou menos poética, o destino das folhas que caem de forma bastante genérica. Considerando (1) que as folhas contêm os elementos químicos, todos eles, além de água, apontados nas alternativas, (2) que, pelo texto, esse material tomará diversos "rumos", (3) que, na verdade, os ciclos biogeoquímicos se complementam, (4) que, como o Ramon já escreveu, ciclo não tem produto, entre outras possíveis considerações, "todas" as alternativas estão corretas ou incorretas.

    Querem saber quando vão admitir, em especial nesse caso, que se equivocaram? - NUNCA!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião é que na verdade poderia ser todos menos a da agua. Por q se vc for ver todos se encaixam. O oxigênio sera usado na decomposição das folhas, o fosforo e o nitrogenio serão extraidos pelo "solo", e o carbono será devolvido a atmosfera...

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.