As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 26 de julho de 2011

Revista Ciência Hoje - Textos Free (1)

Seguem alguns links da Revista Ciência Hoje, da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos são free e linkados do próprio site da Revista (clique aqui para conhecer).

Julho de 2011 - Número 283

SaguiVítimas e vilões: o problema dos saguis introduzidos no Rio de Janeiro: É comum ver saguis nas florestas e até nas praças e ruas do Rio de Janeiro. Esses curiosos primatas são atração turística, mas têm origem natural em outras regiões do país. Apesar de serem vítimas do tráfico de animais, esses macaquinhos também são vilões para a fauna local devido à disputa por alimentos e à disseminação de doenças. Clique AQUI.

Qual o problema? A mágica da simetria: A simetria é uma das propriedades mais interessantes encontradas na natureza. Um rosto tem simetria bilateral; a estrela do mar, pentagonal, e uma colmeia, hexagonal. Na coluna deste mês, Marco Moriconi mostra que o estudo das simetrias pode ser usado não só na matemática, mas na mágica! Para provar que pode, o físico ensina ao leitor um velho truque de baralho que leva em conta a intrigante propriedade. Clique AQUI.

Capa 283Há algo no ar: a química dos perfumes:Alguns cheiros provocam fascínio e atração. Outros trazem recordações agradáveis, até mesmo de momentos da infância. Aromas podem causar sensação de bem-estar ou dar a impressão de se estar mais atraente... É isso que buscamos ao escolher uma fragrância para uso pessoal? Será esse o significado conceitual dos perfumes ao longo da história da humanidade? O artigo de capa da CH deste mês conta um pouco do papel da química na busca e no desenvolvimento de substâncias aromáticas.  Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.