As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Para não esquecer do RIMA do Boulevard Santa Helena (I)

O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) do Boulevard Santa Helena está cheio de inconsistências em sua feitura e nas suas interpretações. Em alguns casos são inconsistências com o objetivo do projeto, ou seja, o RIMA vai frontalmente contra a realização da obra. Em outros casos são erros grosseiros mesmo, como interpretar situações a partir de estudos não executados ou executados de forma muito superficial (levantamento de fauna e flora em 3 dias?). Vamos colocar nessa série, alguns dos desllzes/defeitos mais graves mostrando trechos do próprio RIMA e de seus anexos.

1) PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO

Inicialmente, o descuido com o patrimônio arqueológico do local. Fragmentos cerâmicos foram encontrados bem na superfície, em trilha de gado. Imaginem num exame bem feito da área! Será que as máquinas que revolverão o solo o farão com o devido cuidado e atenção? Ou a nossa história/pré-história será totalmente destruída?

Diagnóstico Arqueológico do RIMA: página 28. [Clique na imagem para ampliar]
Diagnóstico Arqueológico do RIMA: página 29. [Clique na imagem para ampliar]
  E a conclusão do próprio Diagnóstico Arqueológico: um tiro no pé do empreendimento!

Diagnóstico Arqueológico do RIMA: página 30. [Clique na imagem para ampliar]
Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Ola Ramon,

    bonitas as fotos de Diamantina! Parte da familia de minha mae e' oriunda de la'. Boa mistura, nao? Diamantina e Riacho Fundo.

    Com relaçao aos restos arqueologicos, em um estado serio, seria motivo mais que suficiente para paralizar qualquer iniciativa de loteamento.

    Un abrazo,

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.