As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

HERRAR É UMANO!!! (Um sonho sonhado...)

Sonhei que após tantos erros do MEC/INEP, eles se renderam ao peso da verdade e publicaram uma cartinha do tipo:

Prezados estudantes de todo o país,
pedimos sinceras desculpas pelos acontecimentos do ENEM/2009 e do ENEM/2010. Criticamos tanto o sistema dos vestibulares, mas não sabíamos que, para realizar uma prova que vale vaga em universidades era necessário um mínimo de competência que, no momento, não apresentamos. Nosso propósito era apenas simplificar as coisas para os candidatos, não submetendo-os ao massacre que os antigos vestibulares faziam.
Achávamos que seria a mesma coisa dos Enems de 1998 a 2008: simples e elementar de se fazer. Faltou-nos o juízo para julgar a dificultade da tarefa que estávamos dispostos a conduzir. Avaliamos mal a importância que seria dada às provas. Acreditávamos que, como nas demais obras federais, bastava fazer uma licitação e ninguém veria as falhas.
Gostaríamos que vocês soubessem que tudo o que fizemos foi com boa intenção. Até mesmo os pronunciamentos oficiais dizendo que "o ENEM correu na mais absoluta normalidade". Não entendíamos que o "normal" para nós não era o normal para os estudantes que ainda acreditam na educação e no valor de um diploma.
Estamos saindo fora e devolvendo a questão da seleção dos candidatos para as universidades. Foi uma ideia boa, mas infelizmente não estamos aptos a realizá-la. Quem sabe, no futuro, voltaremos com uma proposta melhor. Mas só depois de uma longa troca de ideias com professores e alunos e não com os técnicos que vivem em gabinetes esterilizados.
Saudações.

Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.