As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O barbatimão para a Izabella

A gente fica emocionado mesmo com essas coisas. Recebi uma mensagem da Izabella no tópico sobre as flores do Cerrado Mineiro com os seguintes dizeres: "Oi meu nome é Izabella tenho 9 anos. Eu estava fazendo uma pesquisa pra escola sobre o barbatimão, essas fotos me ajudaram muito. Obrigada♥"
Muito bem, Izabella, seguem mais duas fotos do Barbatimão:

 Folhas, frutos e detalhe do caule do Barbatimão.

 Aspecto da planta inteira. Serra do Cipó, Minas Gerais.

"Barbatimão (Stryphnodendron) é uma árvore de porte médio e, por vezes, até pequeno, de casca rugosa e galhos tortuosos. Folhas compostas pinadas de folíolos arredondados. Flores esbranquiçadas ou avermelhadas pequenas e dispostas em espigas. O fruto é uma vagem comprida, carnosa, grossa, com uns 10 centímetros de comprimento. Ocorre principalmente do Pará a São Paulo, Bahia, Minas e Goiás. O povo usa infusões da casca para certas enfermidades." (modificado de Nossas Madeiras, de Eurico Santos, Editora Itatiaia, Belo Horizonte.)
O barbatimão é usado na medicina popular para vários fins: hemostática (parar hemorragias), emética (provocar vômito), antisséptica, antidiarreica, antiescorbútica (contra o escorbuto - deficiência da vitamina C) e antiasmática, entre outros usos.
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Olá Ramon!
    Que bonitinho!
    Deve ser gratificante receber uma cartinha como a da Izabella. Seu dom de ensinar, meu amigo, vai muito além Cursos, Colégios, Blogs, no dia a dia nos ensina e nos encanta e motiva com o AMOR que tem pela natureza! Foi uma riqueza E UMA FELICIDADE conhece-lo e convivendo através dos blogs.
    Recebeu meu e-mail e entendeu o passo a passo?
    Posso ensiná-lo pessoalmente, se desejar, não é nada dificil.

    Beijos
    Celle

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.