As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para o meu avô.

Meu avô era passarinheiro. Daqueles que adoravam ir até a Serra do Cipó capturar papa-capins e canários-da-terra. Naquela época não havia IBAMA. Capturar e manter os bichinhos em gaiolas era uma farra para as pessoas. Meu avô tinha mais de 70 gaiolas. Uma rotina de trocar alpiste, colocar água, jiló... e vai por aí afora. "E olha, neto, esse é um pássaro-preto, esse é um cardeal, esse é um curió, esse é um azulão... e olha o canarinho, o papa-capim...".
O mundo mudou, meu avô. Mudou muito desde que você se foi em 1976. Hoje, queremos os passarinhos livres. Toda vez que vou à Serra do Cipó fico observando este casal de canários na Pousada Chão da Serra. Livres, felizes, pulando no gramado perto da gente, sem medo.

Sabe, meu avô, é mais bonito do que vê-los nas gaiolas, mais compensador, mais poético. Tenho certeza que você aprovaria essa mudança. Seria muito mais legal se você ainda pudesse andar comigo pelos caminhos do Cipó e me mostrar as tais espécies na natureza. Poderíamos ir naquela Rural verde. Seria muito bom.
O mundo mudou... mas muitas pessoas não mudaram, sabe? Ainda tem gente por aqui que prefere acabar com esse prazer dos passarinhos. Prefere cortar as poucas matas nativas que ainda temos e batizar os loteamentos que surgem com nomes que apenas evocam a falta que essas aves fazem... "Jardim do Bem-te-vi", "Bosque dos Canários", "Bairro dos Pintassilgos"...
Lamentável. Triste mesmo. Mas um dia essas pessoas vão mudar, só espero que não seja tarde demais.
Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.